No início da tarde desta terça-feira, 17, a XP Investimentos divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto para a presidência da República e mostra que o ex-presidente Lula (PT) ampliou sua vantagem diante de Jair Bolsonaro.
Na pesquisa anterior, o líder petista aparecia com 38% e viu sua margem aumentar 2%, chegando a 40%. Já Bolsonaro que registrou 26% no levantamento anterior caiu 2% e agora está com 24%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se manteve com seus 10% de intenções de voto e continua sendo o candidato mais forte da chamada terceira via, embora esse campo esteja estagnado. O ex-juiz Sergio Moro tem 9% das menções, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Eduardo Leite (PSDB) com 4%, cada.
No segundo cenário, Lula continua com vantagem, mas dessa vez com 37% e incluindo o nome de José Luiz Datena, recentemente filiado ao PSL e possível candidato ao Planalto. Bolsonaro registra 28%, Ciro Gomes vai a 11%, Mandetta, Doria e Datena com 5%, cada. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) tem 1%.
Em queda livre, Bolsonaro perde em todos os cenários de 2° turno
Cada vez mais afundado na crise política, econômico, sanitária e institucional, Bolsonaro perde para todos os seus concorrentes nos cenários de 2° turno. As maiores derrotas são contra Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) com 19% e 12% de diferença, respectivamente.
A XP ouviu mil eleitores em todas as regiões do Brasil entre os dias 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Francisco*
18/08/2021 - 14h32
Divertidas as pesquisas por telefone, mantém a sensação que dá ainda pra golpista classe dominante, que bancou a eleição do ‘tragédia anunciada’, em 2018, ao ver sua meia dúzia de candidatos colocados entre o nada e o quase nenhum, na campanha, jogando tudo no “PT Nunca Mais”, valendo engolir até dinossauro putrefato, mas não, com os fatos cutucando-os à realidade não lavajateira do ‘PT Mais Que Presente’ e mais Lula, livre, leve e solto, que pensavam não mais possível, fabricar o candidato biônico da vez, com o qual pretendem atropelar o capetão e o Lulinha pá e amor, pelo acostamento que chamam ‘terceira via’ e, de fato, a mais que eterna e manjada mesma via de sempre, dessa gente de bens, para manterem-se no poder amasiados na anacrônica Casa Grande do Patrimonialismo de Estado e da correspondente Desigualdade Campeã Mundial, que condena ao atraso dos muitos que sustentam esses mesmos hereditários poucos de sempre.
Entende-se, pois pesquisa presencial é forte demais pra essa meritória gente da massa cheirosa, onde o capetão das bovinas falanges do ódio, à beira de um ataque de nervos, perde o chão já perdido sem o norte a orienta-lo, e os envernizados e lubrificados sacripantas da ordem do mercado divino perdem as tamancas, perdidos com o São Bolso esvaziando-os por um lado e zanzando entre os perdidos e os sempre achados, mais que o mercado em dia de realizar não o lucro, mas o fato do improvável fazer-se mais que provável, apesar deles, por outro lado.
Galinze
17/08/2021 - 20h58
https://www.eleicoesaovivo.com.br/novaenquete?l=brasil
Tiago Silva
17/08/2021 - 20h54
Bolsonaro está em queda, mas infelizmente ainda teremos que aguentar esse Bozismo no Brasil por alguns anos emulando Trump e que foi insuflado pelo neoliberalfascismo do Lavajatismo.
Emocionante está a “Corrida Maluca” para saber quem iria substituir o Capetão!!! Nessa arena “maluca”, o capetão ainda não deixa ningúem ir para o segundo turno.
Porém, nunca é demais advertir que a turma do poder (que tem palanque no Plim Plim) sempre busca reinventar um “Novo Collor”… mesmo que esse “Novo Collor” seja o Velho Reacionário Capetão!
Paulo
17/08/2021 - 19h22
Cada vez que eu vejo essas pesquisas e os dois que ponteiam me dá uma tristeza profunda…Quando a direita civilizada vai perceber que, tirando Bolsonaro do 2º turno, tem grandes chances contra o Lula…2022 tá logo ali, vamos acordar!
Gilmar Tranquilão
17/08/2021 - 16h38
Ei gado, vê se não some!! kkkkkkkkkk
Kleiton
17/08/2021 - 15h47
Quanto o dinheiro público que Lula e Cia colocavam a disposição de muita gente faz falta….
Jorge Fernandes
17/08/2021 - 15h40
Qualquer pesquisa feita por telefone não representa o Brasil atual, onde mais de 110 milhões de brasileiros não tem as 3 refeições diárias.
Se não tem dinheiro para comer, menos ainda para pagar conta de telefone
Essa diferença a favor do LULA é muito maior
Alexandre Neres
17/08/2021 - 14h47
Bolsonaro flanou em céu de brigadeiro até Lula ser solto e terem sido restituídos os seus direitos políticos, os quais foram usurpados por uma quadrilha que a todo custo quis impedi-lo de concorrer às eleições de 2018.
Até então durante longo lapso de tempo ninguém conseguiu fazer frente ao Bozo.
Pois bem, depois que Lula voltou à liça, diversos comentaristas deste blogue (não estou me referindo aos minions) nada mais fazem do que atacar Lula o tempo inteiro, o único que mostrou capacidade para derrotar Bolsonero nas urnas.
Fazendo uma interpretação histórica, sociológica e psicanalítica, não é difícil concluir que, devido à nossa formação como país, do preconceito racial defluiu esse ódio ao PT.
Já que perguntar não ofende: a qual papel se prestam esses sedizentes progressistas, que não raro tentam igualar esse desgoverno fascista que está destruindo o meio ambiente, a cultura, a ciência e a educação, que está perpetrando genocídio, e o governo Lula? O estado democrático e seus princípios basilares estão sob ataque ferrenho o tempo todo e tais figuras preocupam-se em descer o malho em… Lula. Como ficarão na foto da História esses comentaristas?
Fico espantado ao ver a falta de noção de política de alguns. Lula teve a morte política decretada várias vezes, foi praticamente proscrito pelo establishment. Conhece o caminho das pedras, sabe que precisará de apoio conservador para se eleger. A política funciona assim. Analfabetos políticos enxergam, mas nada veem. Não por acaso são derrotados eleição após eleição e não aprendem nem com os próprios erros. Aonde esses puristas, herdeiros do udenismo, sob o influxo do lavajatismo, pretendem chegar?
As forças progressistas desde antanho, com o trabalhismo de Vargas e de Jango, são atacadas pelas elites que, sob o pretexto da corrupção e do comunismo, malferem o regime democrático, sempre com o apoio dos moralistas. O mesmo se sucedeu com o PT, legítimo herdeiro do trabalhismo. Os pseudoprogressistas, que no fundo são conservadores, nunca conseguem fazer a leitura de cenário e estão sempre a fazer o jogo da direita.
Acho que o Miguel vai ter que desenhar pra essa turba se dar conta de que Ciro é carta fora do baralho em 2022. Ele próprio e seus sucessivos equívocos foram os grandes responsáveis por isso. A terceira via de modo geral está nos seus estertores.
Então comentaristas, vocês perderão mesmo o bonde da História e ficarão do lado da barbárie contra a civilização ao centrarem as baterias em Lula num momento divisor de águas como este? Ao menos assumam suas posições e responsabilidades, como no caso do voto impresso, em que MDB, PSDB, DEM, PSDB, PV, Novo, Solidariedade e Cidadania despejaram votos e mais votos na pauta bolsonarista. Tal qual Tea Party e Trump se assenhoraram dos conservadores norte-americanos, Bolsonaro fez estrago nos partidos de direita tradicional no Brasil. Enfim, de que lado vocês sambam?