Cerca de 13 governadores de estados e do Distrito Federal assinaram e divulgaram nesta segunda-feira, 16, uma nota pública para prestar solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O documento afirma que a Suprema Corte vem sofrendo “constantes ameaças e agressões” e lembra que o Estado Democrático de Direito só existe com o Judiciário livre e independente.
Assinaram o manifesto os governadores Rui Costa (PT-BA), Flávio Dino (PSB-MA), Paulo Câmara (PSB-PE), João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Camilo Santana (PT-CE), João Azevêdo (Cidadania-PB), Renato Casagrande (PSB-ES), Wellington Dias (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Renan Filho (MDB-AL), Belivaldo Chagas (PSD-SE), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Waldez Góes (PDT-AP).
A nota foi divulgada após os ataques sistemáticos de Jair Bolsonaro contra o Supremo e especificamente contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso que preside o Tribunal Superior Eleitoral.
Leia a nota na íntegra!
Nota pública dos governadores em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal
Os Governadores, que assinam ao final, manifestam a sua solidariedade ao Supremo Tribunal Federal, aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões.
O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis.
No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário.
Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa Nação tanto necessita.
Brasília, 15 de agosto de 2021.
DOUGLAS RODRIGUES
16/08/2021 - 22h23
STF um SD e um cabo, não fica um.
ministros sem nenhuma CREDIBILIDADE.
Estes elementos não valem nada, o artigo 142, JÁ.
OBRIGADO MILITARES DE 1964, vocês merecem SEMPREEEEE nossa GRATIDÃO.