Menu

Análise: as articulações de Lula no Nordeste

A agenda de articulação política do ex-presidente Lula (PT) pelo Nordeste se inicia neste domingo, 15, com primeira parada em Pernambuco, considerado um estado chave pela forte influência do PSB sobre a política de todo o nordeste. O ex-presidente Lula e a cúpula do partido socialista intensificaram suas conversas desde que o líder petista recuperou […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
João Campos (atual prefeito do Recife), sua mãe, Renata Campos (viúva de Eduardo Campos), e Lula.

A agenda de articulação política do ex-presidente Lula (PT) pelo Nordeste se inicia neste domingo, 15, com primeira parada em Pernambuco, considerado um estado chave pela forte influência do PSB sobre a política de todo o nordeste. O ex-presidente Lula e a cúpula do partido socialista intensificaram suas conversas desde que o líder petista recuperou seus direitos políticos.

Mas apesar da importância do PSB para as movimentações de Lula, outros partidos também ocupam papéis estratégicos para o êxito da articulação política do ex-presidente no Nordeste. É o caso da dupla PP e PSD, por exemplo.

No caso de Pernambuco, Lula terá agenda com o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), no Palácio das Princesas. Recentemente, os socialistas também ganharam presença na cúpula do governo do Maranhão com a filiação do governador Flávio Dino e do seu grupo político. No Ceará, existe a possibilidade do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), migrar para o partido para concorrer ao governo do estado.

Presidido pelo deputado federal André Fufuca, do Maranhão, o Progressistas viu sua presença no Nordeste crescer nas eleições de 2020. No pleito anterior, em 2016, o partido conquistou prefeituras correspondentes a 3,2 milhões de eleitores na região Nordeste, número que subiu para 6,3 milhões em 2020. Ao todo, o PP detém o controle de 285 prefeituras no Nordeste e se tornou o partido mais robusto da região.

Já o PSD presidido por Gilberto Kassab foi destaque nos estados da Bahia e Ceará. Em 2020, os pessedistas baianos conquistaram 82 prefeituras e se mantiveram na base do governador Rui Costa (PT).

Após cumprir agenda em Pernambuco, Lula deve desembarcar na Bahia para selar oficialmente a aliança com o PSD e o próprio PP do vice-governador João Leão. O senador Jaques Wagner (PT) deve ser o candidato oficial de Lula para o Palácio de Ondina.

No Ceará, o PSD é o segundo partido com mais prefeituras (depois do PDT). Foram 29 eleitos, incluindo a eleição suplementar ocorrida em Pedra Branca onde Matheus Góis, candidato pelo partido, saiu vitorioso com 54,6% dos votos válidos.

Presidido localmente pelo ex-vice governador, Domingos Filho, o PSD do Ceará ainda não sinalizou quem apoiará para a presidência da República. Em solo cearense, Lula deve almoçar com o governador Camilo Santana (PT) no Palácio da Abolição e se reunir com lideranças políticas locais.

Outra dupla que mantém seu nível de influência no Nordeste é o Partido Liberal (PL) e o próprio MDB. Em 2020, o PL de Valdemar Costa Neto viu sua presença na região crescer 60%, ocupando espaços que pertenciam ao PSDB no Nordeste.

No caso do MDB, Lula tem como um dos principais articuladores regionais o ex-presidente do Senado, Eunicio Oliveira, que vai auxiliar o ex-presidente a montar seus palanques nos estados do Ceará, Piauí e Alagoas. Lula vai encerrar sua agenda política no Nordeste em 26 de agosto.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

16/08/2021 - 08h18

Eu não sei qual é a lógica, dos milicianos , a viúva de Eduardo Campos é funcionária de carreira da fazenda nacional, e comadre do Lula, não é política, político é o filho dela não entendo, o mi mi mi dos milicianos.

Alexandre Neres

15/08/2021 - 22h58

Bolsonaro flanou em céu de brigadeiro até Lula ser solto e terem sido restituídos os seus direitos políticos, os quais foram usurpados por uma quadrilha que a todo custo quis impedi-lo de concorrer às eleições de 2018.

Até então durante longo lapso de tempo ninguém conseguiu fazer frente ao Bozo.

Pois bem, depois que Lula voltou à liça, diversos comentaristas deste blogue (não estou me referindo aos minions) nada mais fazem do que atacar Lula o tempo inteiro, o único que mostrou capacidade para derrotar Bolsonero nas urnas.

Fazendo uma interpretação histórica, sociológica e psicanalítica, não é difícil concluir que, devido à nossa formação como país, do preconceito racial defluiu esse ódio ao PT.

Já que perguntar não ofende: a qual papel se prestam esses sedizentes progressistas, que não raro tentam igualar esse desgoverno fascista que está destruindo o meio ambiente, a cultura, a ciência e a educação, que está perpetrando genocídio, e o governo Lula? Como ficarão na foto da História esses comentaristas?

Fico espantado ao ver a falta de noção de política de alguns. Lula teve a morte política decretada várias vezes, foi praticamente banido pelo establishment. Conhece o caminho das pedras, sabe que precisará de apoio conservador para se eleger. A política funciona assim. Analfabethos políticos enxergam, mas nada veem. Não por acaso são derrotados eleição após eleição e não aprendem nem com os próprios erros. Aonde esses puristas, herdeiros do udenismo, sob o influxo do lavajatismo, pretendem chegar?

As forças progressistas desde antanho, com o trabalhismo de Vargas e de Jango, são atacadas pelas elites que sob o pretexto da corrupção malferem o regime democrático, sempre com o apoio dos moralistas. O mesmo se sucedeu com o PT, legítimo herdeiro do trabalhismo. Os pseudoprogressistas, que no fundo são conservadores, nunca conseguem fazer a leitura de cenário e estão sempre a fazer o jogo da direita.

Acho que o Miguel vai ter que desenhar pra essa turba se dar conta de que Ciro é carta fora do baralho em 2022. Ele próprio e seus sucessivos equívocos foram os grandes responsáveis por isso. A terceira via de modo geral está nos seus estertores. Então comentaristas, vocês perderão mesmo o bonde da História e ficarão do lado da barbárie contra a civilização ao centrarem as baterias em Lula num momento divisor de águas como este? Ao menos assumam suas posições e responsabilidades, como no caso do voto impresso, em que MDB, PSDB, DEM, PSDB, PV, Novo, Solidariedade e Cidadania despejaram votos e mais votos na pauta bolsonarista. Tal qual Tea Party e Trump se assenhoraram dos conservadores norte-americanos, Bolsonaro fez estrago nos partidos de direita tradicional no Brasil.

Rosinei Brandão

15/08/2021 - 22h20

A direita realmente cresceu no Nordeste ou foi o PSDB que faliu? A verificar. Quem sabe o competente Cafezinho não possa nos brindar com alguma análise na hora adequada? Agradeceria.

Netho

15/08/2021 - 19h48

A mesmíssima corriola com a qual Lula e o PT naufragaram e entregaram o país ao Jair das Rachadinhas que lidera a República das Milícias e Milicos.
A mesmíssima corriola com a qual Lula e o PT fundaram a República da Odebrecht.
Há uma catástrofe anunciada sendo contratada com a miríade da picaretagem que, não por acaso, também aposta suas Ficha$ do outro lado do balcão, com os milicianos e pátria armada.

Kleiton

15/08/2021 - 13h49

Lula em breve precisará articular com seu novo partido….PF !! Kkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes