O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um alerta sobre colapso em todos os mercados regionais de combustível com a falta de investimento na Petrobras. Após fazer uma auditoria sobre o tema, o órgão divulgou uma nota falando desse grande problema para o país.
“O pleno abastecimento de todos os mercados regionais de combustíveis também corre riscos. Ambas as situações ocorrem tendo em vista os desinvestimentos em curso no âmbito da estatal Petrobras”, disse o órgão.
Além disso, o TCU também ressaltou que as vendas de ativos da gigante petrolífera colocam em risco o desenvolvimento e à reorganização do mercado de refino no Brasil.
O presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, avalia que a venda dos ativos da estatal representa a “criação de monopólios provados regionais” e lembrou de um estudo feito em 2018, pela PUC do Rio, sobre o tema.
“Como mencionamos diversas vezes, a criação de monopólios privados regionais com a venda dessas refinarias e sua infraestrutura de escoamento e tancagem – e, com isso, todos os problemas envolvendo preços e abastecimento – não se trata de uma ilação da FUP. Ela foi constatada tanto por especialistas do BNDES, em artigo publicado em 2018, como por estudo feito pela PUC do Rio, publicado em 2020”.