Barroso responde aos ataques contra o sistema eleitoral e TSE abre inquérito no STF

Foto: Nelson Júnior/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso (STF), decidiu reagir fortemente aos ataques sistemáticos de Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral brasileiro, as instituições democráticas e a sua atuação como ministro.

Como primeira resposta, o ministro conseguiu aprovar no TSE, por unanimidade, a abertura de inquérito administrativo para investigar os ataques de Bolsonaro contra o sistema eleitoral.

A segunda cartada de Barroso contra o delirante do Planalto foi aprovar, também por unanimidade, a inclusão da live da última quinta-feira, 29, no inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal. Ele encaminhou a inclusão do vídeo para o ministro Alexandre de Moraes, responsável pela investigação.

No discurso feito na noite desta segunda-feira, 2, Barroso falou sobre o que aconteceu nos EUA quando Donald Trump, derrotado nas eleições presidenciais, insuflou seus apoiadores contra o sistema eleitoral norte-americano que resultou na invasão do Capitólio.

“Nos Estados Unidos, por exemplo, insuflados pelo presidente derrotado, 50% dos republicanos acreditam que a inequívoca vitória do presidente [Joe] Biden foi fraudada. Essas narrativas, fundadas na mentira e em teorias conspiratórias, destinam-se precisamente a pavimentar o caminho da quebra da legalidade constitucional”.

Barroso também classificou a tese conspiratória de Bolsonaro de que o voto impresso seria uma forma de ter eleições limpas como “fantasia”.

Assista o discurso de Barroso na íntegra!

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.