Na manhã desta terça-feira, 27, o ex-presidente Lula (PT) concedeu entrevista a Rádio Difusora de Goiás e criticou aqueles que desejam uma eleição sem polarização entre ele e Jair Bolsonaro. O líder petista lembrou que às eleições presidenciais no Brasil são polarizadas desde 1989.
“Quem quiser evitar polarização, se candidate. É simples. Eu lembro que em 89 entrei como azarão, disputando com 12 candidatos. E fui pro 2o turno. Cada partido que tiver incomodado, basta lançar candidato”, afirmou.
Lula também afirmou que apesar das derrotas sofridas antes de se tornar presidente, sempre prezou pela civilidade e pela aceitação do jogo democrático, sem apelar para bravatas autoritárias ou a defesa de outro sistema eleitoral.
“Na minha vida perdi 4 eleições. Sempre ia pra casa me preparar pra próxima. Já quem ganha tem que governar. Mas o Bolsonaro é um pregador de ódio. Só sabe transmitir ódio cada vez que abre a boca”, ressaltou.
Nos últimos dias, alguns analistas políticos sugeriram que Lula ocupe a vice na chapa presidencial de 2022 e o petista ironizou. “Quem tá pedindo pra eu ser candidato a vice deveria se lançar candidato a presidente”.
“Um candidato a vice precisa ser parceiro. De confiança. Se eu for candidato, quero um vice que dê complementariedade nas funções do governo. Quero um vice atuante. E que seja uma pessoa que eu gosto, que eu vá dormir tranquilo. Sabendo que ele também vai cuidar do país”.
Sobre a condução de Bolsonaro na Pandemia, o ex-presidente disse que as mortes pela Covid-19 no Brasil devem ser jogadas “nas costas” do ex-capitão.
“Bolsonaro se elegeu com bravatas e as bravatas vão caindo. Ele não levou a sério a questão da pandemia, chamou de gripezinha, não respeitou a ciência, não comprou vacina. Cometeu um verdadeiro desastre sanitário que levou a quase 550 mil mortos. E um dia será responsabilizado”, avaliou.
Assista a entrevista na íntegra!
Marco Vitis
28/07/2021 - 13h06
O que Lula está dizendo é que a polarização é INEVITÁVEL. É assim desde 1989 no Brasil. E mais do que isso: naturaliza a polarização política como também INEVITÁVEL em todo o mundo (disse isso outro dia). Desse modo, Lula justifica que ele e Bolsonaro são os dois únicos candidatos possíveis em 2022. O mesmo raciocínio de 2018: Bolsonaro é o adversário ideal pra Lula vencer.
Mentira Lula. Esse seu pensamento medíocre e falso, que influencia tanta gente boa, não corresponde à realidade. Esse é apenas um argumento falso para tentar justificar seu egoísmo.
O próprio Lula DESMENTE o seu falso argumento logo em seguida. Ele cita como exemplo 1989 quando ele era, nas palavras dele, um azarão (portanto, pequena porcentagem nas pesquisas). Se ele não era um dos pólos, como foi que ele venceu as eleições ? Qual foi o resultado do primeiro turno ? A História registra o seguinte resultado em 1989:
Collor – 30,5%
Lula: 17,2%
Brizola: 16,5%
Covas: 11,5%
Portanto, os fatos revelam que Lula MENTIU. Não houve nenhuma POLARIZAÇÃO em 1989.
Penso que todos devemos ter clareza e sermos justos: Lula prestou relevantes contribuições para a História do Brasil. Porém, hoje Lula é anacrônico.
Francisco*
27/07/2021 - 17h52
É o ‘Livre pensar é só NÃO pensar’, da ‘terceira via’ da classe dominante que quer o povo sem pensar, sem questionar, sem decidir, apenas no ‘é só votar, sem pensar’.
Como ora ensina aquele que depenou o ‘marreco de Maringá’, por não ter levado em conta o que disse sobre, “a desgraça de quem conta a primeira mentira é que passa o resto da vida mentindo para justificar a primeira”, “quem quiser evitar polarização, se candidate” ou seja, no sistema eleitoral previsto em nossa Constituição, a eleição para presidente da república realiza-se em dois turnos, o primeiro destinado a todas as candidaturas hábeis inscritas, conforme regras estabelecidas, para livre escolha dos eleitores brasileiros, e o segundo destinado aos dois candidatos mais votados no primeiro turno, desde que o mais votado não obtenha, em primeiro turno, 50% + 1 dos votos válidos (os votos somados de todos os candidatos sufragados), quando então a eleição é decidida em primeiro turno.
Passando o traço, como ensina Luiz Inácio, ‘livre quantidade de vias é só se candidatar’ e, como ‘pôr do sol em Paquetá, só em Paquetá’, polarização, nem nos polos, é segundo turno na veia, havendo-o, entre os dois candidatos mais votados pelos eleitores.
canastra
27/07/2021 - 13h39
De vez enquanto entro na pagina Facebook e Youtube do proximo Presidente da Republica com 112,34 % de votos para ler os comentarios e rir um pouco….kkkkkkkkkkkkkkkkk
Alexandre Neres
27/07/2021 - 13h14
Simples assim!
Ugo
27/07/2021 - 11h29
Lula é um coitado de dar dò, pena e compaixào humana…nada mais.
Os pilantras como Lula e seus comparsas sabem sempre acharao um juiz ou uma corte de alguém que também foi tomado por ideologias idiotas…algum companheiro disposto a ajudar outro.