O Instituto Ranking também divulgou uma pesquisa de intenção de voto para o governo da Bahia e mostra que o ex-prefeito de Salvador e presidente Nacional do Democratas (DEM), ACM Neto, mantém uma vantagem tanto no levantamento espontâneo quanto na estimulada.
Apesar de não ter conseguido, até o momento, angariar dois partidos importantes no seu arco de alianças para 2022, o Progressistas (PP) e o PSD que já sinalizaram apoiar o senador Jaques Wagner (PT) na disputa, Neto tem mostrado resiliência na disputa pelo Palácio de Ondina.
Na espontânea, o líder nacional do DEM aparece com 27,3% das intenções de voto contra 18,1% de Wagner. O senador Otto Alencar (PSD) aparece na terceira colocação e com índice distante de Neto e Wagner, com 2,25%. Branco, Nulo e Não respondeu soma 48%.
Na pesquisa estimulada, onde é apresentada ao eleitor uma lista com os potenciais candidatos, Neto vai a 42,1% e Jaques a 27%. Enquanto isso, o pessedista Otto chega a ter 4,2%. Branco, Nulo e Não respondeu soma apenas 17,5%.
Na disputa direta com Jaques Wagner, ACM Neto ficou com 50,2% das intenções contra 34,1% do senador petista. Branco, Nulo e Não respondeu soma 15,6%.
Também foi levantado o nível de rejeição dos dois principais candidatos, enquanto Jaques Wagner registra rejeição de 20,8% do eleitorado que participou da pesquisa, Neto ficou com 17,9%.
Recentemente, o demista abriu diálogo com o Partido Verde (PV) que provavelmente deve oficializar apoio a sua candidatura. Outro partido considerado relevante para estruturar sua campanha é o MDB que localmente faz oposição ao grupo governista desde 2006.
Já Wagner deve receber com muita força o apoio do ex-presidente Lula (PT) e do atual governador Rui Costa (PT), ambos que aparecem bem posicionados na pesquisa feita pelo mesmo Instituto Ranking.
O atual ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), que aparece em sétimo lugar na pesquisa também deve lançar sua candidatura para ser o representante oficial de Jair Bolsonaro no estado.
Porém, a avaliação é que sozinho, Roma dificilmente conseguirá quebrar a “polarização” entre Neto e Wagner.
Caso não chegue ao 2° turno, existe a possibilidade do Republicanos fechar questão e apoiar a candidatura de Neto, mais alinhado localmente ao eleitorado evangélico. Outras legendas como o PTB, PSL e o PSC ainda não sinalizaram que rumos devem tomar.
O Instituto Ranking Brasil realizou 2.000 entrevistas por telefone (CATI) em 90 municípios do Estado da Bahia entre os dias 10 e 14 de julho de 2021. A margem de erro máxima estimada foi de 2,5%, para mais ou para menos.