As falas do ex-presidente Lula e de Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 20, sobre a viabilidade de uma candidatura de terceira via na disputa presidencial gerou desconforto e irritação em líderes políticos que são entusiastas de uma postulação mais alinhada ao centro.
Em entrevista a Rádio Jovem Pan de Sergipe em cadeia com outras emissoras de Rádio da Bahia, o líder petista lembrou que desde 1989 às eleições presidenciais são polarizadas, mas que na próxima eleição a disputa não será dessa forma devido ao radicalismo solitário e de extrema direita representado somente por Jair Bolsonaro.
“A terceira via é uma invenção dos partidos que não tem candidato. Falam em polarização… O que tem de um lado é democracia e do outro é fascismo. Quem tá sem chance usa de desculpa a tal da terceira via. Seria importante que todos os partidos lançassem candidato e testassem sua força”, observou.
Já Bolsonaro afirmou em entrevista na Rádio Itatiaia de Minas Gerais que uma candidatura ‘morna’ não tem capacidade de agregar, a população não vai se sentir representada e que, segundo ele, a polarização já está consolidada.
“Tem uma passagem bíblica que diz, seja quente ou seja frio, não seja morno. Então terceira via, povo não engole isso aí”, disse.
“Não vai dar certo. Não vai agregar, não vai atrair a simpatia da população. Não existe terceira via, está polarizado”, cravou.
Confira as reações das lideranças políticas que defendem a terceira via!