O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, disse que Jair Bolsonaro pretende romper com a democracia brasileira e que a OAB já decidiu que vai debater sobre o impeachment do ex-capitão.
“Agora, chegou a hora de discutir o impeachment no âmbito da OAB. O debate sempre irá girar em torno da questão jurídica. Os 81 conselheiros que compõem o colegiado é que vão tomar a decisão”, afirmou em entrevista a Isto é.
Sobre as ameaças de Bolsonaro contra a realização das eleições de 2022, Santa Cruz lembra que “foi esse sistema que o elegeu para vários mandatos de deputado” e alcançou a presidência da República, apesar do que chamou de “bravatas”.
“As eleições são determinação constitucional. Não cabe ao presidente da República colocá-las em questionamento. Foi esse sistema que o elegeu para vários mandatos de deputado e para a presidência, e que também elegeu seus filhos para os mandatos que hoje ocupam. E esse mesmo sistema democrático irá eleger o próximo presidente, independentemente de suas bravatas”, observou.
“O presidente tenta, sim, desestabilizar a democracia, desafiar as instituições. Seus ataques ao Supremo Tribunal Federal, suas tentativas de envolver as Forças Armadas e as corporações policiais em ameaças golpistas, seu desrespeito à liberdade de imprensa, o uso do aparelho do Estado para perseguir opositores — todo dia há um sinal de ataque aos pilares da nossa democracia. Até hoje, mesmo com todo o estresse, as instituições têm sido resilientes. Mas se há algo que ninguém pode acusar o presidente Bolsonaro é de ele ter enganado quem quer que seja. Ele sempre defendeu a ditadura, sempre louvou torturadores, chegou a defender uma guerra civil. Está sendo coerente com esse histórico”, completou.