O ex-ministro da Saúde de Jair Bolsonaro, hoje secretário de Estudos Estratégicos (!), general Eduardo Pazuello, mentiu descaradamente em seu depoimento à CPI da Covid.
Ao faltar com a verdade, Pazuello infringiu o compromisso estabelecido com os senadores. Se este vídeo tivesse sido vazado no momento em que ele prestava seu depoimento, ele receberia imediatamente voz de prisão pelo presidente da CPI, o senador Omar Aziz.
Ainda é possível lhe dar ordem de prisão, por uma mentira contada ao Senado e ao Brasil?
No depoimento feito no dia 19 de maio deste ano, Pazuello reagiu agressivamente à pergunta se havia liderado as negociações para a compra de vacinas da Pfizer. Ele disse que era o “dirigente máximo” do ministério, e que não lhe cabia conversar com empresários. E ainda dispara contra Renan Calheiros: “o senhor deveria saber”.
A CPI investiga as razões que levaram o governo Bolsonaro a ignorar criminosamente dezenas de propostas da fabricante americana de vender vacinas ao Brasil.
Entretanto, a Folha vazou um vídeo hoje, de reunião realizada no dia 11 de março, na própria sala do então ministro Pazuello, em que ele se reune (fora da agenda) com representantes de uma empresa que prometia vender 30 milhões de doses da vacina.
O escândalo não pára aí.
A reportagem da Folha teve acesso ao teor da proposta apresentada ao ministro.
O ministro se dispunha a atropelar o Instituto Butantan, que vinha negociando diretamente com a Sinovac, produtora da Coronavac, para comprar o mesmo produto, via um intermeditário, por quase o triplo do preço!
Abaixo, juntamos os vídeos que provam a mentira de Pazuello. Na primeira parte do vídeo, o ministro fala à CPI que não recebe empresários. Na segunda parte, recebe empresários.
Pazuello mentiu aos senadores e ao Brasil!
Em 19 de maio, ele disse que "sou dirigente máximo, não posso negociar com a empresa (..) ministro jamais pode receber uma empresa".
Semanas antes, ele recebeu empresários que queriam vender vacina (a preço muito acima do normal). pic.twitter.com/5Vb2qVrXOP
— O Cafezinho ☕️🗞 (@ocafezinho) July 16, 2021
enganado
17/07/2021 - 19h38
Qdo os U$$$raHell vencerem uma guerra criada pelos próprios, porque a última vitória foi em 02/set/1945, rendição do ex-JAPÃO, agora jU$$$pão, aí quem sabe o êxérçççykú du __braZiU$$$A__ resolva desenterrar as ações do valente/herói/destemido srgto. PEZADELLO, no tocante a COVID-19.
EdsonLuiz.
17/07/2021 - 15h14
Viva a Folha de Sâo Paulo! Viva a nossa imprensa profissonal, a nossa incansável e diligente imprensa profissional!
Mirian Leitão, seu filho Vladimir Netto, Bruno Bogossian, Malu Gaspar… são inúmeros heróis jornalistas, neste país de deliquentes políticos.
Que imprensa maravilhosa, a que temos!
Sem a nossa imprensa, pouco ou nada saberíamos dos desmandos desses vagabundos.
E quanto mais são xingados por estes autoritariozinhos com ou sem mandato, por estes incompetentes e corrúptos donos do mundo. Quanto mais eles tramam com seus empresários amigos para lesar o Brasil, mais empenho tem a nossa corajosa imprensa para desmascarar suas mentiras, seus populismos, suas demagogias.
Quanto mais sofre as descargas de ódio dos cupinchas desses gárgulas, fardados ou civis, mais a nossa imprensa se empenha em desmascará-los.
Viva a nossa imprensa!
Fora políticos e empresários corruptos, incompetentes e demagogos!
Veja-se a falta que faz uma imprensa livre e independente em um país. Veja-se a falta que uma imprensa livre faz a Cuba, por exemplo.
Viva a democracia!
Partagas
17/07/2021 - 12h28
Resumindo…essa empresa chegou no Ministerio, ofereceu umas vacinas ou pseudo vacinas que nao foram compradas. Fim da historia.
Qual seria o problema nisso ?
Querlon
17/07/2021 - 12h18
A materia da “Foia” diz que PAzuello nao partecipou da reuniao…a mesma materia destruiu a narrativa criada pela mesma materia…é coisa de retardado mentais escrever uma merda dessa, nao tem outra explicaçào.
Zulu
17/07/2021 - 12h14
Outra narrativa inutil com uma vacina que nao foi adquirida, outra perda de tempo, outra palhaAçada.
dudu
17/07/2021 - 10h03
Se ha corrupçào no Ministerio da Saude por qual motivo esse 3 escapados de casa nao investigam onde houve compras efetivadas com dinheiro saindo dos caixas e investigam onde nao saiu um centavo…?
Qual é o malabarismo mental atràs dessa palhaçada…?
Alexandre Neres
16/07/2021 - 19h55
Miguel, nós temos de ser muito prudentes. Pazuello mentiu? Mentiu. Parece que Bolsonaro está tentando de todas as formas conflagrar o país, pra variar. Jogar a CPI contra as Forças Armadas, mesmo contra a Polícia Federal. Apesar de sua obtusidade, está urdindo um plano para jogar os caras com as armas contra os outros. Não podemos entrar no jogo dele, pois está preparando a antessala do golpe. Deve e teme. Restou cabalmente demonstrado que essa turba presta um desserviço ao país e está associada incontornavelmente ao desgoverno, inclusive no quesito corrupção, sobre o qual gostavam tanto de se vangloriar. Que mentiu, mentiu, mas nosotros precisamos de ter muita calma nessa hora. A prisão do zé ruelo seria a faísca para explodir um barril de pólvora, ou seja, é tudo que Bolsonero quer.
canastra
16/07/2021 - 19h14
O artigo da Folha diz que a reuniao foi entre a emrpresa e Elcio Franco, Pazuello nao partecipou mas sò fez o video.
O que a ideologia faz nas cabeças das pessoas que acabam sendo idiotizadas pela mesma é de espantar…eu ainda continuo achando que é um retardo mental.
Querlon
16/07/2021 - 19h05
Mentira é essa materia, basta ler a da Folha onde a mesma contradiz o titulo…”A reunião dos empresários foi marcada com o gabinete de Elcio Franco, que recebeu o grupo. Segundo ex-assessores da pasta, Pazuello foi chamado à sala, ouviu o relato da reunião e fez o vídeo.”
Ou seja, o Ministro nao estava na reuniao…outra narrativa abortada.
A pergunta que fica é…esse tal de Miguel Do Rosario que papagaiou a materia da Folha, nao sabe ler,comprender um texto…? Ou a idéologia mataou a honestidade intelectual e finge de nao saber ler e comprender um texto…?
William
16/07/2021 - 17h14
Foi o próprio Pazuello que disse quando foi exonerado que no ministério tinha gente querendo puxar a jaqueta dele atrás de pixuleco.
Não se entende porque a CPI esteja investigando o Governo quando o próprio Ministro revelou isso (que todo mundo sabia).
Ou Renan Calheiros e Aziz não sabem o que acontece no ministérios ?
Por isso essa palhaçada de Circo morreu antes de nascer .
EdsonLuiz.
16/07/2021 - 16h25
A maioria rejeitamos, mas podemos derrotá-lo nas eleições, enquanto houver eleicões no Brasil.
Já se morássemos em algum país não democrático, não progressista, provavelmente não haveria eleicões. A opçào que teríamos para afastar o usurpador do poder dos cidadãos seria enfrentar seu arbítrio, suas botinas pesadas, sua corrupção, seu populismo, ou o que fosse usado por ele para se manter no poder.
Se fosse em Cuba ….
Se fosse na Venezuela..
Se não mais houvesse imprensa livre …
Se o meio de informação com que se contasse fosse algum blogue sujo para que as pessoas ‘nãovissemomundo’ …
Você é dos que quer ver o mundo?
Ou é dos que prefetem que vejam o mundo para você?
E quanto aos outros, você é dos que querem induzí-los a que fiquem cegos e que adiram a um método em que alguém veja o mundo para eles? Ou prefere que eles ganhem estudo, informaçào independente e de qualidade e que ganhem condições de fazer a própria leitura do mundo e digam, orgulhosos,
” ‘fuieuqueviomundo’ , ‘ninguémviuomundoparamim’. Nào admito que ninguém veja o mundo para mim. “.
Muito importante:
Quando você encontra alguém desses orgulhosos, que não admitem que fiquem querendo ver o mundo para ele, você é dos que, levianamente, começa a dizer que ele faz ‘feique’, para tentar desqualificá-lo?
Não faça isso, camarada! É muito feio!
Fanta
16/07/2021 - 15h11
Aí a gente abre a matéria da Folha e a própria matéria desmente a narrativa dizendo que quem fez a reunião com a empresa foi um tal de Elcio Franco e Pazuello foi chamado para relatar o esito da reunião e gravar o vídeo.
O jornalismo brasileiro é de um nível ridículo.
Tony
16/07/2021 - 14h52
Deixa o gordinho complexado pra lá, ele precisa de um psiquiatra e não cadeia.
Kleiton
16/07/2021 - 14h51
Ainda não entenderam que viver de “escândalos” e narrativas não leva a ligar nenhum ?