Depois de ganharem projeção eleitoral nas disputas municipais de 2020, PSOL e Republicanos são os partidos que apresentaram números recordes de filiados entre dezembro do ano passado e abril deste ano.
No caso do PSOL, o número de novos filiados foi de 21,3 mil contra 6.200 do Republicanos que é presidido pelo ex-ministro da Indústria do Governo Temer, o deputado federal Marcos Pereira (SP).
De acordo com que afirmou o presidente Nacional do PSOL, Juliano Medeiros, à Folha “esse crescimento se deve ao papel do PSOL no enfrentamento ao bolsonarismo, à postura correta e ativa para a unidade das esquerdas e à capacidade de ter apresentado propostas concretas para tirar o Brasil da crise”.
Já na contramão, o PTB de Roberto Jefferson e o DEM de ACM Neto foram os partidos que apresentaram saldos negativos desde o final de 2020. As duas agremiações passam por crises internas profundas que resultam na desfiliação dos líderes nos estados.
Já outros partidos como MDB, PT, PSDB, PP e PDT são os que ficaram estagnados no período analisado. Mas apesar disso, os emedebistas continuam na liderança com mais de 2 milhões de filiados em todo o país.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!