O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) anunciou nesta quarta-feira, 30, que os membros da CPI da Pandemia devem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decida não prorrogar por mais 90 dias os trabalhos da comissão.
“O presidente do Senado surpreendentemente ontem recebeu o requerimento de prorrogação, o regimento é cristalino, quando chega o requerimento com o número de assinaturas ele só pode fazer uma coisa, que é prorrogar. Mas ele decidiu deixar a leitura para um outro momento que ele considere oportuno. É mais do mesmo. Vai ter o mesmo encaminhamento e o mesmo resultado: se ele não fizer a leitura e a propagação nós vamos ao Supremo Tribunal Federal”, disse em entrevista ao UOL.
Nesta terça-feira, 29, afirmou que o pedido de prorrogação da CPI só vai ser analisado após o fim do prazo de 90 dias de funcionamento da comissão. Nos últimos dias, a CPI tem recebido denúncias de corrupção e revelações que comprometem o Governo Bolsonaro, que Pacheco é aliado.
Até o momento, o presidente do Senado tem resistido à pressão para estender o prazo da CPI. Antes de tomar uma decisão, Pacheco pretende dialogar com os líderes partidários do Senado.