O economista com doutorado em Cambridge, Eduardo Giannetti, afirmou que no eventual 2° turno entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro não resta dúvidas que a melhor opção é o líder petista. “Eticamente, se chegarmos a Lula e Bolsonaro, não há a menor dúvida de que a opção será Lula”.
Mas apesar da sua afirmação, Giannetti se diz preocupado com a candidatura de Lula.
“A figura do Lula me preocupa muito. Por tudo o que aconteceu no segundo mandato, no governo Dilma, na Lava-Jato, na prisão, ele se tornou uma figura altamente divisiva. Como Bolsonaro, ele divide o país ao meio. Temos dois candidatos a presidente que dividem o país. Os brasileiros têm sentimentos muito polarizados em relação aos dois”, disse ao Valor.
Sobre uma candidatura de “terceira via”, o economista avalia que o candidato desse campo precisa adotar uma linguagem mais universal para se aproximar das camadas populares da sociedade brasileira.
“Um terceiro candidato contra Lula e Bolsonaro tem que ter forte apelo popular, tem que ter acesso ao coração do brasileiro comum. Esse candidato poderia atrair eleitores do Lula e do Bolsonaro, mas o difícil é encontrar uma liderança com o talento, a disposição, a capacidade de enfrentar figuras tão astuciosas e tão capazes de se comunicar, com retórica e carisma”, ressaltou.