O Governo Bolsonaro, através das decisões tomada pelo ‘Posto Ipiranga’, o ministro da Economia Paulo Guedes, tem patrocinado um isolamento econômico inédito e prejudicial ao Brasil.
A atração de investimento estrangeiro no país teve um recuo de 62% devido a incapacidade do Governo Bolsonaro de controlar a pandemia da Covid-19 no Brasil.
Além disso, as incertezas sobre os rumos econômicos e políticos fez também o Brasil despencar no ranking da ONU sobre os que mais receberam investimentos externos em 2020. “As reformas não iria atrair mais investimentos?”, questionou o economista Uallace Moreira.
Nesta segunda-feira, 21, Unctad divulgou dados que apontam que o Brasil recebeu US$ 24,8 bilhões em investimentos diretos em 2020, contra US$ 65 bilhões um ano antes, uma queda de 62%.
De acordo com a ONU, a falta de medidas sociais de controle da Covid-19 e o impacto econômico são as principais variáveis que estão levando o Brasil para o isolamento econômico no mundo. Em 2020, o país caiu da sexta colocação para o pífio 11º lugar, perdendo o protagonismo e a liderança na América Latina.
A projeção da ONU para 2021 e 2022 em relação ao Brasil é de que a incerteza política e a crise da Pandemia podem carimbar mais um baixo nível de investimentos. As estimativas apontam que 2021 pode registrar uma variação entre -5% e +5% no fluxo de capital no Brasil.