O cientista político e coordenador do Mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas, Claudio Couto, analisou a estratégia adotada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), pré-candidato a presidência da República.
Couto analisou que os ataques do pedetista contra o ex-presidente Lula (PT) não é rentável para a candidatura de Ciro, pois segundo ele, “aliena uma boa parte do eleitorado mais a esquerda, que vai ficar com birra”.
“Essa estratégia dele [Ciro], no meu entendimento, é pouco provável que seja tão frutífera. Porque, ao bater no Lula da maneira como está batendo, de forma muito violenta, aliena uma boa parte do eleitorado mais à esquerda, que vai ficar com ‘birra’”, disse a Carta Capital.
O cientista político também observou que o resultado dessa postura de Ciro contra Lula é incerta para conquistar até os eleitores de centro-direita e direita.
“Quando ele dobra a aposta, me parece que a alienação desses setores em relação à candidatura do Ciro aumenta. E tenho dúvidas de que o Ciro vai conseguir conquistar o coração de uma parte desses eleitores mais à direita, sobretudo os de centro-direita e direita”.