Em entrevista à emissora de TV argentina La Nación+, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) falou sobre o diálogo que teve com o ex-presidente Lula (PT) na casa do ex-ministro do STF, Nelson Jobim, em São Paulo.
O reencontro foi em meados de maio e na TV argentina FHC classificou Lula como ‘um democrata’. “O Lula é um democrata. Pode ter um partido com ideias diferentes, mas acho que há respeito”, avaliou.
“Devemos unir forças nos momentos mais difíceis para que a democracia e a liberdade sejam mantidas, porque não são coisas que se dão para sempre”, defendeu o tucano.
FHC avaliou que é necessário que a oposição ao Governo Bolsonaro feche acordos, pois “pode ser que a democracia não seja tão favorável no futuro como alguns gostariam”.
FHC também afirmou na entrevista que não vê o Brasil correndo risco de um golpe. “Eu também não acho que Bolsonaro queira isso. Mas, quando um governo começa a sentir que não há oposição, ele pensa que é único”.
Miguel
16/06/2021 - 20h39
Um democrata ladrão.
EdsonLuiz.
16/06/2021 - 19h54
Eu concordo com Fernando Henrique quanto a compromissos do PT com democracia até certo ponto. Esse compromisso precisa ser confirmado.
Eu vejo muitas manifestações de dirigentes importantes do PT defendendo regimes autoritários. Vejo o uso de muitos adjetivos na conceituação da democracia, sendo que a democracia é a que a gente conquista.
Para traçar um risco em que ainda há ou não há democracia devemos verificar exatamente se ainda tem ou não meios de comunicação indepedentes e viáveis economicamente para sustentarem essa independência.
Ter meios de comunicação livres é, por si, uma marca do progressismo da sociedade.
Vemos a todo tempo a carga que o petismo e o bolsonarismo fazem contra a imprensa independente. Fazem essa carga inclusive comk manifestação de ódio, porque em suas mentalidades o papel da imprensa não é fiscalizar e denunciar desmandos vigorosamente. Nas suas mentalidades o papel da imprensa é concordar e alimentad as narrativas enganadoras que eles traçam.
Recentemente abaram ou quase acabaram com a imprensa livre, viável e independente na Hungria, no Equador, na Argentina, na Venezuela, na Bolívia, na Nicarágua, em Cuba, nas Filipinas, e assim tem sido.
O PT precisa aderir de verdade aos valores liberais de liberdade de imprensa. E precisa nos convencer de que aderiu.
Qualquer regimd democrático e qualquer progressismo começa com imprensa livre.
Paulo
16/06/2021 - 19h53
Para um Governo moralmente frouxo, como foi o de FHC – que trocou reeleição por cessão do patrimônio público -, nada mais natural que elogiar se “cumpãnhero” da mesma índole…
Partagas
16/06/2021 - 18h46
Vao no medico e nao aceitam os remedios que o medico passa para eles porque o Bolsonaro falou desses remedios …?
E’ normal essa gente ou sao retardados ?
Willy
16/06/2021 - 18h45
Em qualqeur posto de saude receitam esses mesmos medicamentos para quem contrai o virus.
Efrem Ventura
16/06/2021 - 18h43
Falidos se reunindo.
Luan
16/06/2021 - 18h37
A que ponto sem retorno chegaram esses equinos das orelhas compridas….kkkkkkkkk
Continuem assm que vai dar certo….
Valeriana
16/06/2021 - 18h36
O que ha de mais democratico do mensalao…? Kkkkkkkkkkkkkkk