A coluna de Monica Bergamo, na Folha de hoje, mostra que Lula pode estar preparando um grande movimento em São Paulo.
Segundo a nota, o PT tenta convencer Guilherme Boulos, um dos maiores quadros do PSOL, a renunciar a sua candidatura ao governo do estado e se lançar como deputado federal.
Para o PSOL, a decisão seria uma maneira de ampliar a bancada do partido, sobretudo agora que perdeu uma de suas maiores estrelas, o deputado Marcelo Freixo, e sair da zona de perigo da cláusula de barreira.
Para o PT, e para Lula em particular, os interesses são bem claros. Com Boulos fora do páreo, Lula tem uma importante carta na manga, que é a candidatura de Fernando Haddad, que também aparece bem nas pesquisas de intenção de voto.
Apesar de que isso deve enfrentar forte resistência dentro do PT local, Lula pode convencer Haddad a também retirar sua candidatura em nome de um apoio do partido a Marcio França, num esforço para fechar uma grande aliança com o PSB.
Para França, será um grande dilema, porque ele foi um dos quadros que mais se comprometeu com Ciro Gomes, nas eleições para a capital em 2020, e o apoio de Lula, ao mesmo tempo que lhe abre portas, também pode criar alguma resistência a seu nome junto a setores mais conservadores.
De qualquer forma, o xadrez político em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, estará no centro do debate nacional sobre as eleições de 2022.
Sebastião
15/06/2021 - 17h08
Boulos é novidade na política em SP, e consegue conversar e convence. Poderia ser o candidato ao governo e Haddadd ao senado. O PSDB não leva o senado com Serra.
CezarR
15/06/2021 - 10h46
A esquerda puxadinho não cansa de se oferecer à traição do PT, impressionante. Imagina o Márcio França com apoio do PT! Não vai nem para o segundo turno em SP. Cronos vai comendo seus filhos, como li dia desses.
Bandoleiro
15/06/2021 - 10h42
Bolos faz o que Lula mandar como sempre.
Valeriana
15/06/2021 - 10h32
Pouco provável que PSOL e Boulos aceitem isso.