Uma contagem por inteligência artificial revela que a motociata de Jair Bolsonaro em São Paulo teve apenas seis mil motocicletas. Nas páginas bolsonaristas, chegou a se falar que o movimento teve a adesão de 1,3 milhão de motos e que entraria para o Guiness Book.
“Alguém disse 1 milhão e 300 mil motos? ou 800 mil? Errou feio! foram 6253 motos”, disse Nicolas Kasprzak, responsável pela contagem.
No dia do evento, o próprio Bolsonaro afirmou, sem provas, de que o seu evento era o maior do mundo. “Pessoal, maior passeio motociclístico do mundo. Parabéns, São Paulo. Obrigado a cada um presente aqui. Demonstrando força, união, democracia e nosso voto auditável. Valeu, pessoal”, disse nas redes sociais.
Já o Guiness Book desmentiu Bolsonaro e desautorizou que os grupos bolsonaristas use o nome do livro para propagar fake news. “O Guinness World Records permanece neutro em relação às atividades políticas — tanto nacional quanto internacionalmente”, disse em nota ao Estadão.
“Não aceitamos inscrições de recordes que consideremos ter motivação política, e nos reservamos o direito de rejeitar ou cancelar uma inscrição de recorde se considerarmos que isso promove uma agenda política. Por se tratar de um evento de motivação política, não permitimos o uso de nosso nome, plataforma ou serviços”, completou.