Na noite desta segunda-feira, 14, e Executiva do DEM anunciou a expulsão do deputado federal e ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ). Em nota, o partido afirmou que a medida foi tomada por unanimidade e concluiu que Maia cometeu infração disciplinar.
O DEM também disse que garantiu o amplo direito de defesa ao parlamentar, mas que assim o núcleo da Executiva Nacional seguiram o voto da relatora, a deputada Professora Dorinha (DEM-TO).
A expulsão já havia sido anunciada em meados de maio pelo deputado e líder do DEM, Arthur Maia (BA). Na ocasião, o aliado de ACM Neto disse que o deputado fluminense praticou “agressão gratuita e grosseira” contra o mandatário do partido.
As farpas entre Maia e Neto foi gerada após o apoio da bancada do DEM ao então candidato a presidência da Câmara e líder o Centrão, Arthur Lira (PP-AL). Outro fator determinante para o desembarque de Maia foi a possibilidade dos demistas apoiarem a reeleição de Jair Bolsonaro em 2022.
Leia a nota do DEM na íntegra!
Nota Oficial
Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o deputado Rodrigo Maia (RJ) de seu quadro de filiados.
Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.
A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado.
Executiva Nacional do Democratas