Nesta segunda, 7, o general e comandante do Exército Brasileiro, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, recebeu de Jair Bolsonaro o grau mais alto da Ordem do Mérito da Defesa, honraria concedida aos militares que prestaram relevantes serviços ao Ministério da Defesa e às Forças Armadas brasileiras.
A “premiação” foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e acontece quatro dias após o comandante do Exército decidir não punir o também general da ativa e ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por ter participado de um ato político ao lado de Bolsonaro no Rio de Janeiro. Pelas normas institucionais, um militar é proibido de participar de eventos dessa natureza.
Esse tipo de condecoração é concedida em quatro níveis, em quadro ordinário de forma suplementar: grau de Grã-Cruz, grau de Grande-Oficial, grau de Comendador e grau de Oficial.
A edição de hoje do DOU também traz cinco decretos assinados por Bolsonaro que concedem homenagem a várias autoridades civis e militares . Além do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi promovido ao grau de Grã-Cruz no quadro ordinário da Ordem do Mérito da Defesa o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.