A médica Infectologista Luana Araújo desqualificou em público o senador bolsonarista Eduardo Girão (Podemos-CE) no seu depoimento na CPI nesta quarta-feira, 2. Ao questionar a médica, Girão tentou provar que há uma divisão na ciência sobre o “tratamento precoce” contra a Covid-19.
Para tentar justificar seu argumento, o bolsonarista mostrou um gráfico que mostrava um suposto grau de importância de evidências científicas. Após a exposição, a infectologista explicou disse que o gráfico estava errado e falou sobre o conceito de “meta-análise”.
“Esse gráfico é um gráfico errado. As pessoas confundem meta-análise com revisão sistemática. Meta-análise não é um tipo de estudo, é uma ferramenta estatística”, disse.
Já sobre o tal tratamento precoce, a médica ressaltou que a insistência sobre isso é “delirante, esdrúxula, anacrônica e contraproducente. É como se escolhesse de que borda da terra plana vai pular”, afirmou.
Manoel
03/06/2021 - 08h16
Apenas a Vacina previne . Não existe tratamento precoce contra vírus , seja ele qual for . As tentativas de prevenção são : distanciamento e álcool em gel. A terra é plana ?
Ronei
02/06/2021 - 23h50
alguém leva uma vassoura e uma pá pra juntar os cacos dos bolsonaristas atropelados hoje na CPI
Luis
02/06/2021 - 21h34
Em medicina existe tratamento preventivo, paliativo e curativo. Preventivo é a tentativa de se evitar a doença. Curativo são medidas para minimizar sintomas e garantir a cura. Paliativo visa dar conforto ao doente quando não há cura. Não existe na literatura médica tratamento precoce. Essa expressão é invenção bolsonarista. Tão logo uma doença é diagnosticada inicia-se o tratamento clínico com os medicamentos cientificamente comprovados. Se não houver medicamento que cure a doença, medicina atenua sintomas que possam levar a complicações mais sérias e é o corpo que deve prover a cura naturalmente. A própria gripe não tem cura, mas remédios para dar conforto ao doente até que o sistema imunológico promova a cura. Covid é a mesma coisa. No caso da covid, não existe tratamento precoce, apenas tratamento sintomático. O estado grave da covid é o descontrole auto-imune, que provoca inflamações, micro-coágulos e formação de líquido nos pulmões.
Barba
02/06/2021 - 21h33
Q nada gnt
O negócio é só fazer alguma coisa qdo já tiver com um pé e meio na cova.
Bandoleiro
02/06/2021 - 19h14
Nao hà nada de comprovado contra a covid, os medicos usam o que tem e monitoram os resultados.
Quanto mais cedo se trata um virus melhor é, qualquer que seja.
Luan
02/06/2021 - 19h11
“tratamento precoce” nao significa nada, qualquer doença mais cedo é tratada melhor é.
Varios paises da Europa adotam protocolos com remedios para quem tem sintomas leves e se trata em casa logo que o teste da positivo.