O médico e senador Otto Alencar (PSD-BA) aproveitou seu tempo na CPI para fazer diversos questionamentos sobre a Covid-19 para a colega de profissão, Nise Yamaguchi, que não soube responder a maioria das perguntas feitas pelo congressista baiano.
Alencar iniciou sua fala lembrando que Yamaguchi não é mais contratada pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Após isso, o senador do PSD perguntou para ela sobre a diferença entre um protozoário e um vírus.
Por sua vez, a médica respondeu que o primeiro tem um organismo celular e os vírus possui DNA ou RNA. Nesse momento, Otto responde para desmentir Yamaguchi. “Não é isso. Não é isso, não. A senhora não soube nem explicar o que é um vírus”, detonou.
O senador continua na pressão contra Yamaguchi e questiona sobre exames necessários antes de receitar cloroquina. Ela responde que aplicou o tratamento com o medicamento sem comprovação científica contra Covid-19 em mais de 300 pessoas. A informação causou espanto na CPI e Otto lembrou que receitar o remédio sem exames é “antiético e errado”.
“A senhora não sabe nada de infectologia. Percebi logo no início. A senhora não podia estar de jeito nenhum debatendo um assunto que a senhora não tem nenhum domínio”, finalizou.