Uma pesquisa divulgada pelo Paraná Pesquisas e divulgada pelo Bahia Notícias mostra que o governador do estado, Rui Costa (PT), está muito bem avaliado pelos baianos. Segundo o levantamento, o nível de ótimo/bom da gestão de Rui é de 54,2% ante os 20,1% de ruim/péssimo. O índice de regular é de 24,1% e não sabe, apenas 1,6%.
No que diz respeito a aprovação da gestão petista, o nível é de 67,7%. Outros 28,2% desaprovam e 4,4% não souberam ou não opinaram.
Já no que diz respeito as dobradinhas na esfera estadual e nacional, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, aparecem 4,4% a frente da dupla Jaques Wagner e Lula, ambos do PT.
Na levantamento, o Paraná Pesquisas perguntou: “Se as eleições para governador do estado da Bahia fossem hoje e os candidatos fossem somente ACM Neto com o apoio de Ciro Gomes, Jaques Wagner com o apoio de Lula e João Roma com apoio de Jair Bolsonaro, em quem o senhor votaria?”.
Com isso, a dupla ACM Neto/Ciro obteve 38% das intenções de voto ante 33,6% de Jaques/Lula. O atual ministro da Cidadania, João Roma, aparece fazendo dobradinha com Jair Bolsonaro e registrou 15,2% das intenções de voto.
Sobre a influência de Jair Bolsonaro no apoio a um candidato ao Palácio de Ondina, cerca de 39,6% afirmaram que o apoio dele não altera na escolha local, outros 37,6% declaram que o apoio de Bolsonaro diminui as chances e 19% que aumenta. Não sabe, 4,2%.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.002 pessoas entre os dias 12 e 15 de maio em 188 municípios da Bahia. Com margem de erro estimada de 2% e o nível de confiança de 95%.
Batista
21/05/2021 - 11h07
Além da pesquisa ser do ‘Paraná’, aquele instituto que dispensa apresentação no quesito credibilidade, como Pazuello, Ernesto Araújo e Wajngarten na CPI da Pandemia, ela não abrange o universo de eleitores ao utilizar metodologia de levantamentos de dados através de entrevistas por telefone.
Se alguém ainda tem dúvida sobre o que isso significa, basta comparar a única pesquisa com metodologia de entrevistas presenciais, feita pelo DataFolha para presidente do Brasil, com as demais pesquisas com entrevistas realizadas por telefone, e se há dúvida em relação ao resultado do DataFolha, cheque a pesquisa feita pelo Instituto Idéia, com entrevistas por telefone, que acaba de ser divulgada na Exame, para constatar a tendência de deslocamento cada vez maior de Lula, confirmando a pesquisa presencial do Datafolha.
jacson oliveira
21/05/2021 - 11h00
Cadê o vox populi? Já que vcs levam a sério Paraná pesquisas…..