Mais uma pesquisa, desta vez da Exame/Ideia, traz o ex-presidente Lula à frente de Jair Bolsonaro em percentual de intenção de voto para 2022.
Lula lidera em todos os cenários de primeiro e segundo turno.
Mas vamos começar pela espontânea, onde o entrevistador pede ao cidadão para dar um nome, mas sem apresentar uma lista de opções:
Na pesquisa espontânea, o ex-presidente Lula aparece com 19% das intenções de voto, dois pontos à frente de Jair Bolsonaro, que tem 17%.
Ciro vem em terceiro, com 4%.
Todos os outros tem 2% para menos.
A pesquisa estimulada da Exame usou um método diferente, trazendo apenas três candidatos no primeiro turno, o que é uma maneira de avaliar a força da chamada terceira via.
Lula lidera em todos os cenários, com percentuais que oscilam de 35% a 37%. Bolsonaro está em segundo lugar, por sua vez, em todos os cenários, com pontuações entre 30% e 33%.
Os candidatos de terceira via pontuam entre 13% e 15%.
A terceira via apenas se viabilizará caso Bolsonaro caia abaixo de 20%. Lula parece consolidado no segundo turno.
As projeções mostram vitória de Lula igualmente em todos os cenários de segundo turno.
Lula tem situação duplamente privilegiada: 1) apenas o petista ganha de Bolsonaro, e com margem confortável, de 8 pontos de vantagem; e 2) Lula também ganha nas simulações com outros candidatos.
Na simulação Lula X Ciro no segundo turno, por exemplo, o petista ganha de 43% X 35%, vantagem de oito pontos.
É importante ainda, para Lula, que já se tenha constituído um núcleo majoritário do eleitorado, de 26%, que acredita em sua vitória. Até pouco tempo, Bolsonaro liderava tranquilamente nas percepções de vitória para 2022.
***
Os cenários estão cada vez mais estreitos para a terceira via. Mas a pesquisa mostra uma brecha por onde seus candidatos ainda podem ganhar densidade (se será suficiente para ultrapassarem Bolsonaro, é outra história).
Indagados se o presidente Jair Bolsonaro merece ser reeleito, 53% responderam que não. Mau sinal para Bolsonaro. Por outro lado, 37% disseram que sim. Isso significa que Bolsonaro tem potencial de voto próximo de 40%, o que lhe dá uma vaga quase garantida no segundo turno.
A mesma pergunta sobre Lula traz dados parecidos: 39% acham que Lula merece voltar a ser presidente, ao passo que 50% respondem que não.
A pesquisa também apurou a rejeição dos candidatos. E aí temos mais um elemento que beneficia Lula, que é o fato de Bolsonaro liderar o ranking de rejeição, com 39% dos entrevistados respondendo que não votariam nele “de jeito nenhum”. Quanto ao próprio Lula, sua rejeição é de 36%.
A rejeição dos outros candidatos é inferior a 25%. Ciro é o menos rejeitado, com 18%.
Temos ainda um gráfico com a evolução do cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, que mostra uma evolução positiva para o petista, que surfa na mandíbula superior da boca do jacaré.
Por fim, a pesquisa apura também a avaliação do governo e do presidente, e elas permanecem negativas, embora tenha parado de piorar.
O governo é visto como “ruim/péssimo” para 50% dos internautas, com destaque para a deterioração de Bolsonaro junto às classes médias: entre eleitores com renda familiar acima de 5 salários, a rejeição de seu governo sobe para 63%.
Quanto à aprovação ao desempenho pessoal de Bolsonaro, ele experimentou uma leve melhora, embora ainda seja muito negativa, com a desaprovação caindo para 48% e a aprovação oscilando um ou dois pontos positivamente para 26%.
Ronei
21/05/2021 - 19h17
Perde para todos no segundo turno: https://fb.watch/5DWFPzCHVJ/
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Ainda nao entenderam o que aconteceu no BRasil nos ultimos anos, mas jà jà caem na real.
Tony
22/05/2021 - 07h18
Últimos anos:
Lula eleito
Lula reeleito
Dilma eleita
Dilma reeleita
Golpe
Farsa Jato
70 milhões de vacinas não compradas
450 mil mortes
jose carlos rodrigues arana
21/05/2021 - 18h37
Agora falta postar e comentar a pesquisa Vox Populi.
Kleiton
21/05/2021 - 21h33
Boa..kkkkkk
Tony
21/05/2021 - 13h50
Alguem percebeu que a partir do dia em que o STF liberou Lula (exclusivamente para tentar freiar Bolsonaro) as pesquisas foram todas nesse sentido ?
Lula ganha uma no STF e o dia seguinte sai a pesquisa pronta, Lula deixa entender claramente que nao serà candidato (ele sabe bem que nao tem condiçoes para ganhar) e o dia seguinte sai a pesquisa que ganha as eleiçoes…
Até que um belo dia o joguinho terà que acabar e Lula ir pra rua e ver o que acontece….kkkkkkkkkkkkkkkk
Ronei
22/05/2021 - 07h19
Mandelizaram o Lula, agora aguenta! kkkk
Emerson
22/05/2021 - 10h44
Caro Tony. Creio que você comete alguns equívocos em sua análise. O STF cancelou os processos contra Lula porque a sentença afirmava que não havia relação com a Petrobras, portanto não poderiam ter sido conduzidos em Curitiba. Parece uma basteira mas é relevante. A garantia do juiz natural é um preceito fundamental da justiça que garante a todas as pessoas (seja um ex-presidente ou não) que um inimigo pessoal jamais se aproveitará da justiça para perseguir uma pessoa. Podemos questionar a razão do STF ter demorado tanto tempo para perceber isso. A suspeição do juiz reflete os desvios do processo Os ministro do STF poderiam querer liberar ou manter Lula preso, mas isso só seria possível á luz das decisões do juiz. Caso o processo tivesse sido conduzido corretamente, Lula estaria preso a despeito da vontade política de liberta-lo. O juiz foi considerado suspeito a despeito da vontade política de liberta-lo. Apenas em uma ditadura a decisão política supera o estado de direito Então cria-se uma situação constrangedora. Se o país é uma democracia, a liberação de Lula foi correta. Se estamos em um ditadura, a prisão ou liberação de Lula seriam decisões políticas.