A candidatura de Lula nas eleições presidenciais não era propriamente um segredo. Todos os sinais já foram dados. Mas é sempre um fato político quando um candidato, mormente o que lidera as pesquisas, assume explicitamente sua candidatura.
A revista francesa perguntou a Lula se ele era “oficialmente” candidato às eleições de 2022, e ele respondeu que… sim.
Você é oficialmente um candidato às eleições de 2022?
Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei.
***
Abaixo, a tradução livre da entrevista de Lula ao Paris Match:
Exclusivo – Lula: “Serei candidato contra o Bolsonaro”
PARIS JOGO 18 DE MAIO DE 2021
Por Manon Querouil-Brunneel
Para se declarar candidato às eleições presidenciais, Lula escolhe o Paris Match. Dezenove meses de prisão e uma longa batalha judicial não venceram seu compromisso e sua combatividade. Enquanto a pandemia no Brasil já custou mais de 400 mil vidas e o valor do real caiu 40% em 2020, Lula quer ajudar seu país a superar seus problemas. Trechos da entrevista.
Paris Match. Você contraiu a Covid-19 em janeiro passado em Cuba. Como você está hoje ?
Lula da Silva. Estou bem. Para falar a verdade, nem percebi que estava com o Covid: não senti absolutamente nada. Eu descobri fazendo um teste, que deu positivo. Como uma mancha em um dos meus pulmões foi detectada no raio-x, tomei antibióticos. Duas semanas depois, recuperado, pude voltar ao Brasil, onde fiz novos exames. Mesmo vacinado, continuo me cuidando. Evito as multidões, continuo a usar máscara e uso gel hidroalcoólico sempre que preciso. Você vê quem mais me ama sou eu mesmo!
Como você definiria as relações diplomáticas entre Brasil e França?
Ouça (ri), acho que a relação entre os nossos dois países sempre foi extraordinária, excepcional! Acho que tem que continuar assim, apesar das diferenças ocasionais. O Brasil não deve procurar entrar em conflito com nenhum país. Nossa última guerra foi contra o Paraguai há 150 anos! Posso ter divergências com o Presidente dos Estados Unidos, mas não devo perder de vista que devo manter relações diplomáticas com ele para garantir a democracia, a política de desenvolvimento, as relações comerciais, a ciência e a tecnologia.
Você é oficialmente um candidato às eleições de 2022?
Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei. Acho que fui um bom presidente. Criei laços fortes com a Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia. Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial, notadamente criando pontes entre a América do Sul, África e os países árabes, com o objetivo de estabelecer e fortalecer uma relação Sul-Sul e demonstrar que o predomínio geopolítico do Norte não é inexorável.
O senhor considera que o juiz Sergio Moro, que o condenou e acaba de ser considerado culpado de parcialidade, trabalhava para o Bolsonaro, do qual posteriormente foi ministro da Justiça?
Em meu primeiro testemunho, eu disse ao juiz Moro: “Você está condenado a me condenar porque a mentira foi longe demais e você não tem como voltar atrás. Na verdade, essa mentira envolveu um juiz, promotores e a grande mídia do país, que me condenaram antes mesmo de eu ser julgado. O que eles não sabiam é que estou pronto para lutar até o último suspiro para provar que se uniram para me impedir de ir às eleições.
Justiceiro
21/05/2021 - 08h24
Lula sempre foi e sempre será um canalha. Sempre foi candidato. Mas insistia ainda dizer que estava pensando, que ainda não tinha decidido. E o mais risível: diz que pode ser candidato mas vai depender do PT aprovar. É ou não é muita canalhice?
Um ladrão concorrer à presidência da República é uma vergonha para nós. Iso aconteceu em 2006, quando ele foi eleito depois de liderar o mensalão.
Quando a gente pensa que o Brasil se livrou da vergonha de eleger corrupto (Maluf, Jáder etc) eis que voltamos todas as casas.
Marco Vitis
20/05/2021 - 16h34
Achei ótimo o Lula assumir claramente que é candidato e que pretende uma revanche contra Bolsonaro. Assim acaba essa hipocrisia e mentiras sobre as reais intenções de Lula.
Será que a maioria do povo brasileiro vai querer reeditar aquela desgraçada polarização ?
Batista
21/05/2021 - 11h15
De modo algum, elegerá ‘O Cara’ logo no primeiro turno.
Alan C
20/05/2021 - 15h17
Se for ele a bola de vez, que seja, mas que faça 80% diferente do que fez, que seja menos vendido à elite, mais povo (de verdade!), que faça as reformas pró-povo que nunca fez e que trabalhe muito, pois não vai ter mais commoditie a preço nas alturas.
Se for pro segundo turno contra esse asno miliciano, votarei nele torcendo para que não me decepcione novamente.
Willy
20/05/2021 - 13h57
Ainda existe esse sujeito ?
Batista
21/05/2021 - 11h30
Não apenas o sujeito, como o verbo (ser) e o predicado (presidente)
alex
20/05/2021 - 13h53
Lula…kkkkkkk
Paulo
20/05/2021 - 12h30
Taí o que vocês queriam (ou pelo menos parte de vocês)!
Bandoleiro
20/05/2021 - 11h21
Lula nao faz mais parte da politica brasileira hà anos, talvez serà vice de alguem para nao perder “em primeira pessoa”.
Lula, além de ser um pilantra é anacronistico e ficou no passado e pode ainda ter votos de idiosos e trogloditas doutrinados mas sabe muito que nao tem chances de vencer.
Bolsonaro està tomando o lugar dele no NE.
Até o Cirolipa que sempre foi puxa saco està cuspindo nele…kkkkkkkkkkkkkk
O monopolio da informaçào e o dinheiro acabaram: chances de ganhar …Zero !!
Valeriana
20/05/2021 - 10h42
“Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais…”
Disse claramente o que a gente sabia…nao serà candidato.
Saint
20/05/2021 - 09h52
A extremada guerra de classes que resultou na queda da presidente Dilma não contou com o apoio de alguma potência estrangeira aliada ao Brasil?
Sugiro que o caudilho do PT reveja conceitos e estude um pouco de Geopolítica.
Sergio Oliveira
20/05/2021 - 09h09
Ao responder para Ciro, no twitter, ele disse que não vai fazer o jogo rasteiro; não precisa, o Brasil 247 e outros fazem, e farão, por ele.