Nesta segunda-feira, 17, o Datafolha divulgou um levantamento sobre o nível de isolamento social no Brasil. Essa prática tem sido adotada no mundo inteiro como a prevenção mais eficaz contra a transmissão do novo coronavírus e é constantemente atacada por Jair Bolsonaro com seu discurso negacionista.
De acordo com a pesquisa, o nível de brasileiros que estão seguindo o isolamento social é de apenas 30%, ou seja, três a cada brasileiros afirmaram que não estão saindo de casa. Em abril do ano passado, esse índice era de 72% e em março deste ano, foi de 49%.
Desse percentual de 30%, apenas 2% declaram não sair de casa sob hipótese alguma ante o 8% registrado a março de 2021 e índice muito longe dos 18% registrados pelo Datafolha em abril do ano passado.
Já 28% afirmam que somente saiam de casa quando é inevitável. Em março, quando o país enfrentava a segunda onda da Covid-19, o nível era de 41%. Ou seja, uma queda de 13% no nível de isolamento social.
Com a queda no valor do auxílio emergencial que varia entre R$150 para uma pessoa e R$375 para uma família, muitos brasileiros estão se vendo forçados a saírem de casa para complementar o auxílio com esses valores irrisórios.
A pesquisa mostra que 63% entre quem afirma sair de casa para trabalhar e fazer outras atividades declaram tomar as medidas de prevenção como o uso da máscara e o álcool em gel. No entanto, esse nível é recorde desde o início da pandemia e em relação a março deste ano, quando esse universo da pesquisa representava 47%.
Outros 7% declaram viver normalmente mesmo com a grave situação gerada pela pandemia no Brasil.
O Datafolha realizou 2.071 entrevistas presenciais, entre os dias 11 e 12 de maio, em 146 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!