Pesquisa divulgada hoje pelo El País / Atlas Político traz uma notícia preocupante para a oposição.
A aprovação ao desempenho do presidente subiu cinco pontos e voltou a 40%, e a desaprovação, que havia atingido 60% em março, declinou três pontos e agora está em 57%.
Outro sinal de alarme para a oposição é a a recuperação de Bolsonaro na simulação eleitoral de primeiro turno, onde o presidente experimentou alta de mais de 4 pontos e agora tem 37%.
Um aspecto positivo para oposição, por outro lado, é o desempenho do ex-presidente Lula. O petista ganhou quase 6 pontos desde a última pesquisa, e agora tem 33,2%.
A polarização entre Lula e Bolsonaro está, aparentemente, se cristalizando, o que acaba por beneficiar ambos, pois drenam votos de todos os outros concorrentes. A decisão do STF que restituiu os direitos políticos do ex-presidente Lula, confirmada em plenário no dia 15 de abril, é o grande motivo para o fortalecimento do petista. Quanto a Bolsonaro, sua recuperação mostra, infelizmente, o sucesso de sua campanha negacionista, e que a CPI da Pandemia ainda não teve impacto político significativo nesse sentido.
Sergio Moro experimentou uma queda impressionante nas pesquisas, saindo de 11,3% em janeiro para 4,9% agora, talvez porque o eleitor do ex-juiz já tenha identificado que ele simplesmente não quer participar. Há alguns dias, a Veja noticiou que Moro comunicou a seus empregadores que já tomou a decisão de não participar das eleições presidenciais. Com isso, seus eleitores já devem ter migrado de volta para Bolsonaro.
Ciro Gomes é vítima direta da volta de Lula. O pedetista iniciou o ano com 8,8% e agora tem 5,7%, perda de 3 pontos. Seu consolo agora é ser o “líder” da terceira via. Com Moro fora do páreo, ele mostra uma pequena vantagem sobre Mandetta (3,4%), Huck (2,1%), Dória (1,8%) e Amoedo (1,5%).
Apenas 4,5% não souberam responder ou sinalizaram intenção de votar em branco ou nulo, o que é um número surpreendentemente baixo para uma eleição ainda tão distante (faltam pouco mais de 500 dias).
Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro perde de Lula por 45,7 X 41 (diferença de 4,7 pontos), e empata tecnicamente com Mandetta, Ciro e Haddad (Bolsonaro fica cerca de 2 pontos atrás dos dois primeiros e 1 ponto à frente de Haddad, ou seja, tudo dentro da margem de erro).
Doria, Huck e Moro, por outro lado, perderiam de Bolsonaro com diferenças de 6 pontos a 12 pontos.
fernando cardoso
11/05/2021 - 12h51
um país fadado ao fracasso, é como se o brasil fosse uma mulher, lula e bolsonaro seus dois ex-maridos, o primeiro espancava a mulher, o segundo também fez isso, a mulher decide então fazer uma escolha, um novo marido, ou voltar para um dos dois agressores, ela decide ficar entre o primeiro e o segundo agressor, deixando a oportunidade de uma nova vida em troca da mesmice de sempre, que deprimente, chega dessa corja no poder, chega desse mandrião, acorda brasil, pelo amor de Deus!
Batista
12/05/2021 - 15h26
Sei não, em tempo de terceira via, antigo acostamento, o tal de terceiro novo marido, sabe-se lá por que, fez lembrar certo marido, então candidato a presidente da República, que ao ser questionado por jornalista a respeito do papel de sua então mulher, conhecida atriz, na corrida ao Palácio do Planalto, respondeu:
“A minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental”
.
E ao perceber o tiro disparado contra o próprio pé, enquanto os presentes olhavam para sua mulher esperando a reação, envergonhado, reformulou a resposta:
“Evidentemente eu estou brincando. Essa minha companheira tem uma longa tradição de manejar assuntos sociais, tem muita inteligência, muita sensibilidade. Tenho imensa satisfação de poder contar com as opiniões dela e com a militância dela, que tem sido muito generosa”.
Esse é o ‘velho’ cara que o comentarista escondeu como sendo o ‘novo’, em sua datada analogia.
Tony
11/05/2021 - 09h23
Os bozolóides estão em polvorosa rs
John Jahnes
10/05/2021 - 23h47
Parece pesquisa feita na carreata do gado que seguia o berrante do GENOCIDA. ELE NUNCA TERÁ 37% DOS VOTOS NEM MESMO SE FICAR SEM CONCORRENTE. È IMPOSSÍVEL QUE O BRASIL AINDA TENHA 37% DE DEMENTES NO POVO QUE VOTA, POIS NESSAS PESQUISAS PARECE ELAS SOBEM SOBEM QUANTO MAIS SOBE O NUMEROS DE MORTOS PELO COVID. Isso não é norma, ou é pesquisa comprada ou estamos virando um país de zumbis.
Hoyo de Monterrey
10/05/2021 - 20h50
Moro nunca foi candidato e nem Lula.
Ronei
10/05/2021 - 19h43
Se pesquisa por telefone já era uma coisa estranha, imagine por questionário de internet.
A margem de erro disso daí deve ser enorme talkey?
Willy
10/05/2021 - 19h41
A Petrobras assinou hoje contrato para uma plataforam do présal…se o PT tivesse hoje no poder rolaria uma propina boa para ser usada na campanha do ano que vem…SQN !!
Ronei
10/05/2021 - 19h40
Cirolipa e seus “consolos”…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Efrem Ventura
10/05/2021 - 19h34
Bolsonaro empata com Mandetta…? Kkkkkkkkkkkkkkkkk
A esquerda ainda nao entenderam nada do que aconteceu no Brasil nos ultimos anos…acordem !!
canastra
10/05/2021 - 19h33
Os brasileiros querem Lula em praça publica para fazer uma pesquisa de verdade…bora levar o Pilantra Maximo nos braços do povo…vai ter braçadas rolando pra todo lado…kkkkkkkkkkkk
Tony
10/05/2021 - 19h28
Que dia Lula disse que serà candidato ?
Bandoleiro
10/05/2021 - 19h23
Nem Lula acredita nessas pesquisas…kkkkkkkk
Paulo Cesar Cabelo
10/05/2021 - 19h20
Eu avisei que sua estratégia era furada Miguel.
Faz o seguinte manda o Ciro voltar a bajular o Lula que quem sabe ele ganha um ministério porque nem pra vice mais ele serve.
Lula cresceu forte , Bolsonaro ainda herdará mais votos de Moro , não tem espaço pra terceira via.
Alexandre Neres
10/05/2021 - 18h30
Fiquei supertriste com a queda abrupta de Sergio Morto. Há pouco tempo era super-herói, agora tá ladeira abaixo. O pessoal não esperou nem o cadáver insepulto esfriar.
A briga pela liderança da terceira via tá bastante interessante. Uma eleição à parte. Tá igual à final da Taça Rio entre Botafogo e Vasco. Torço para que o Ciro leve essa. Sempre à esquerda.
Douglas
10/05/2021 - 18h24
PT prefere ver o brasileiro se fodendo ao invés de abatar Bolsonaro logo pra dar lugar pro Ciro crescer
PT é uma merda de partido
Tomara que Lula perca bonito de Bolsonaro em 2022
jacson oliveira
11/05/2021 - 00h19
Parece que você não está vendo nas pesquisas que o único que tem margem sobre bolso é Lula. Que Lula esteja vivo até lá, pois é o único capaz de vencer bolsonaro. Já está cristalizado, presidente sempre faz mais de 40% dos votos válidos em reeleição. Vejo alguns comentaristas fazendo torcida com suposto derretimento de bolsonaro, tentando esquentar terceira via. Espero que acordem logo enquanto há tempo.
Batista
11/05/2021 - 12h06
A ‘massa’ do ‘Cirão’ revelando-se a que, que lado e a quem, de fato serve, e como com a manifesta omissão ora reiterada, ajudou a eleger o ‘Brasil Nunca Mais’, em 2018, pensando, como agora, bisonhamente, que o “PT Nunca Mais” lhe serve, dada a incompetência manifesta na lida política em democraticamente ocupar espaços, aos interesses partidários, sem considerar antes servir ao país.
Dos votos fundamentais dados ao ‘golpeachment’ de 2016, passando pelo, “Lula tá preso, babaca!” e chegando ao nirvana ‘progressista-trabalhista’ do, “tomara que Lula perca bonito de Bolsonaro em 2022″…
Que Beleeeeeeza, né não, ‘Cirão da Massa’?