O deputado federal e líder da oposição na Câmara, Marcelo Freixo (PSOL-RJ), se reuniu na noite desta segunda-feira, 3, com o ex-presidente Lula (PT) para falar sobre a formação de uma frente ampla no Rio de Janeiro em 2022.
Além do ex-presidente, o psolista também recebeu a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.
Possível candidato ao executivo fluminense, Freixo lidera uma articulação política para que diferentes setores do cenário local e nacional se reúnam em prol de uma candidatura que seja capaz de derrotar o bolsonarismo no Rio de Janeiro.
A ideia inicial de Lula, por exemplo, é montar uma frente de esquerda formado por PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL. Após isso, o grupo poderia investir num diálogo mais profundo com setores da centro-direita no estado.
Atualmente, esse bloco é liderado pelo deputado federal Rodrigo Maia (DEM) e abrange partidos como o próprio DEM, PSDB, MDB e o PL do vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira.