Menu

Participação do Brasil na Cúpula do Clima repercute entre deputados

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima repercutiu entre parlamentares durante a sessão plenária da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (22). A fala foi duramente criticada por integrantes da oposição, mas defendida por apoiadores do governo. A cúpula sobre o clima é uma reunião virtual, organizada pelo governo dos […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima repercutiu entre parlamentares durante a sessão plenária da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (22). A fala foi duramente criticada por integrantes da oposição, mas defendida por apoiadores do governo.

A cúpula sobre o clima é uma reunião virtual, organizada pelo governo dos Estados Unidos e com a participação de líderes de mais de 40 países. Adotando tom conciliador, Bolsonaro pediu recursos internacionais para preservação ambiental e prometeu aumentar a fiscalização. Sem citar os dados sobre desmatamento, Bolsonaro afirmou que o País é “vanguarda do enfrentamento do aquecimento global”.

A representante da Rede, deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), criticou o discurso. Ela destacou que faz um ano da reunião ministerial em que o chefe da pasta do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que é preciso “aproveitar a pandemia para passar a boiada”. Ela denunciou o desmonte de órgãos de fiscalização ambiental pela atual gestão.

“Hoje, o Brasil tem sido visto como um problema, como parte de um problema a ser encarado. O que nós vemos são mentiras e fake news dizendo que aumentaram os recursos ao combate do desmatamento. Onde? E a fiscalização? Cadê a fiscalização? Se houvesse, isso não estaria, a todo momento, sendo denunciado”, afirmou Joenia.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) apontou que os índices de desmatamento atuais são três vezes maiores do que a meta proposta em 2009 pelo Brasil na Convenção do Clima, em Copenhague (Dinamarca). “O Brasil está muito mal representado por uma posição de um presidente que insiste em mentir para a Nação e um ministro do Meio Ambiente que insiste em ficar contra a defesa do meio ambiente em nosso País”, criticou.

Defesa
O presidente da República foi defendido pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que minimizou as críticas. “Eu parabenizo o presidente pela sua fala bastante eloquente, que mostra ao mundo que o Brasil não é esse poluidor que algumas pessoas inculcam na cabeça de outras que ele é”, disse.

Em consonância com a posição do governo federal, o deputado destacou que são as indústrias dos grandes países as responsáveis pelos impactos ambientais no planeta. Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que a maior causa do aquecimento global é a queima de combustíveis fósseis ao longo dos últimos dois séculos e que o Brasil é responsável por menos de 1% das emissões históricas de gases de efeito estufa.

Em suas redes sociais, a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, deputada Carla Zambelli (PSL-SP), elogiou o discurso do presidente da República. Ela ressaltou que Bolsonaro reafirmou o papel de liderança do País na conservação ambiental e o compromisso em eliminar o desmatamento ilegal até 2030. “O Brasil está aberto à cooperação internacional”, destacou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

23/04/2021 - 09h38

Pergunta aonde está o Rio mais poluído do mundo ?

dcruz

22/04/2021 - 23h36

Para variar o bozo mentiu o tempo todo. E ainda teve a cara de pau de correr a sacola para pedir grana para corrigir o tenebroso estrago que ele próprio fez. Aqui para se avaliar o nível de sujeiras, falcatruas, fake news, lá o que se queira denominar é só dar uma olhada embaixo dos tapetes do Planalto. Lá na tal cúpula é só seguir o nariz do bozo, cuja ponta já está furando a parede em frente, correndo o risco de iminente desabamento. Aí, só restará o nariz do bozo fumegante de mentiras. Que Deus salve a Amazônia.

Luan

22/04/2021 - 18h56

Cadé a fiscalizaçào do pais que mais polui e consome territorio…? (China)

Pegar no pé de um pais subdesenvolvido onde nao ha nem ferrovias, poucas estradas e quatro industrias como o Brasil é facil, fazer os fortes com os fracos até eu sou capaz.

Valeriana

22/04/2021 - 18h45

O Brasil nao tem industrias por tanto nao tem nada a ver com o aquecimento global.

Quem polui como ninguem é a China.

O que faz o Brasil é sujar com lixo e esgotos nao tratados que fazem parte do panorama a cada esquina desse pais…isso sim é uma vergonha.


Leia mais

Recentes

Recentes