O presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, já começou a projetar Jair Bolsonaro fora do 2° turno nas eleições presidenciais de 2022. A preço de hoje, o líder do PSD aposta no presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e na empresária Luiza Trajano como nomes do centro que podem amadurecer uma candidatura de terceira via.
“Quando surgiu o nome da Luiza Trajano, ela rapidamente ocupou esse espaço (de centro) e ela é qualificada mesmo, embora negue essa intenção (de concorrer)”, disse em entrevista ao Valor.
“O presidente do Senado, mais recentemente, com a visibilidade que está tendo, também ocupou espaço e é visto como bom nome”, completou.
Já sobre a ausência de Bolsonaro no 2° turno, Kassab atribuiu esse possível cenário a péssima atuação do Governo Federal na pandemia e o desemprego em massa.
“O governo federal vai ter de se esforçar para mudar essa visão majoritária do país em relação ao seu desempenho, que será, inquestionavelmente, junto com a perspectiva de novos empregos, o principal fator de observação do eleitor”.
“O eleitor vai observar o que foi feito na pandemia e vai perguntar ‘será que vou conseguir o meu emprego de volta?’”, ressaltou.
Completando seu raciocínio, Kassab aposta na presença de Lula no 2° turno contra um candidato mais alinhado ao centro.
“E aí poderemos ter um segundo turno que tenha um candidato que não seja ele (Bolsonaro) contra o Lula. Acho mais fácil ter um candidato de centro contra o Lula do que ter um candidato de centro contra o Bolsonaro”