O senador e ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que vai trabalhar para que o seu partido apoie a possível candidatura do ex-presidente Lula em 2022.
“Sinceramente, acho que o apoio do MDB a uma dessas candidaturas alternativas de centro é um caminho difícil de acontecer. Lula leva vantagem sobre Doria, Huck e Mandetta não apenas pela polarização com Bolsonaro ou pela probabilidade mais alta de ganhar. É pelo próprio perfil do Lula, que atrai o centro no qual o MDB está inserido.”
Além da sua análise, o alagoano ressaltou que “é uma tendência o meu apoio a ele caso o MDB não tenha candidato, mas ainda não posso colocar como uma coisa consumada”, disso ao O Globo.
Além de Renan, outro emedebista que é entusiasta da candidatura de Lula é o ex-senador Eunicio Oliveira (CE) que pretende retornar ao Congresso em 2023 e deseja o apoio do ex-presidente na disputa eleitoral.
Em 2018, Eunicio perdeu a vaga para Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (PROS). Naquele ano, Oliveira tentava a reeleição e teve o apoio de Lula e Fernando Haddad, então candidato do PT ao Palácio do Planalto.