Diante do atual cenário da pandemia, a Fiocruz divulga, nesta terça-feira (16/3), mais uma edição do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz. A análise chama atenção para os indicadores que apontam uma situação extremamente crítica em todo país. Na visão dos pesquisadores que a realizam, trata-se do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil.
O Boletim mostra que, no momento, das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%. Em relação às capitais, 25 das 27 estão com essas taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%.
Os dados são das secretarias estaduais de Saúde e do Distrito Federal, e das secretarias de Saúde das capitais. As novas informações apuradas foram adicionadas à série histórica já apresentada pelo Boletim. O mapeamento traz dados obtidos desde 17 de julho de 2020.
A fim de evitar que o número de casos e mortes se alastrem ainda mais pelo país, assim como diminuir as taxas de ocupação de leitos, os pesquisadores defendem a adoção rigorosa de ações de prevenção e controle, como o maior rigor nas medidas de restrição às atividades não essenciais. Eles enfatizam também a necessidade de ampliação das medidas de distanciamento físico e social, o uso de máscaras em larga escala e a aceleração da vacinação.
O município de Araraquara, em São Paulo, é apresentado no Boletim como um dos exemplos atuais de como medidas de restrição de atividades não essenciais evitam o colapso ou o prolongamento da situação crítica nos serviços e sistemas de saúde. Com as medidas adotadas pelo município, Araraquara conseguiu reduzir a transmissão de casos e óbitos, protegendo a vida e saúde da população.
Fonte: Afencia Fiocruz de Notícias
Sebastião Farias
18/03/2021 - 23h02
Acho que os governos feral, estaduais e municipais, deveriam conhecerem o exemplo de Araraquara ( https://www.viomundo.com.br/entrevistas/apontado-como-exemplo-pela-fiocruz-prefeito-petista-de-araraquara-revela-dados-internacoes-cairam-30-e-taxa-de-exames-positivos-62.html ) no combate à Covid-19 e seguirem sua estratégia para controlar e diminuir gradualmente, os efeitos da Pandemia.
Aos que se dizem cristãos, deveriam saber, conhecer e defenderem o que a Bíblia Sagrada sobre o procedimento a ser seguido no trato e controle preventivo de doenças contagiosas, pandemias, etc,.
Ali, na Bíblia, observa-se, que para esses casos de saúde pública/comunitária, que o distanciamento social, a proteção da boca e nariz e higiene pessoal é do ambiente familiar, são recomendações obrigatórias.
Juízo, fraternidade e mais amor ao próximo meu povo.
Sebastião Farias
Um cidadão brasileiro nordestinamazônida
Alan C
17/03/2021 - 09h05
Bozolândia assassina.
2023 (e a cadeia) vem aí.