Após receber recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta sexta, 12, o ministro Edson Fachin manteve a decisão de anular as condenações da Lava Jato de Curitiba contra o ex-presidente Lula.
Sendo assim, o magistrado deve enviar o recurso para ser julgado no Plenário da Suprema Corte.
No despacho, Fachin deixa claro que “mantenho as razões que levaram a conceder o habeas corpus (a Lula), porquanto apliquei ao caso a orientação majoritária do colegiado, a ser ou não mantida no Pleno”.
Fachin também decidiu que a defesa de Lula terá cinco dias para se manifestar e após isso vai enviar o caso ao presidente do STF, Luiz Fux, para ser pautado. O recurso ainda não tem data prevista para ser julgado.
Mais cedo, o ministro Marco Aurélio classificou a decisão de Fachin como “bomba atômica”.
“Nesta semana em primeiro lugar, tivemos uma verdadeira bomba atômica com a decisão do ministro Fachin anulando quatro processos-crime alusivos ao ex-presidente Lula. Se houver agravo e ele levar à Turma, acredito em um score confirmando a decisão dele em 4 a 1”, disse ao UOL.
O magistrado também ressaltou que a suspeição de Sérgio Moro vai causar “insegurança jurídica” na sociedade.
“Isso revela um retrocesso cultural. Não se goste do juiz Sergio Moro, é uma coisa. Mas chegar ao ponto de aceitar a suspeição dele é passo demasiadamente largo. E gera junto aos cidadãos em geral uma insegurança jurídica muito grande”
EdsonLuiz.
13/03/2021 - 13h30
Quando eu vejo um café, vejo a cor dele marrom.
Já a xįcara, é sempre branca, e limpa.
Os cafezinhos que me servem aqui são bons, embora de um ou outro eu não goste. Mas a cor é sempre marron café, e dentro de uma xícara branca.
Estou comentando isso porque ouvi no balcão alguns frequentadores trocando os tons das coisas.
Ronei
13/03/2021 - 09h45
Minha aposta:
LULA
Fachin, Carmen, Gilmar,Lewandosky,Rosa (ou Toffoli)
MORO
Cassio, Fux, Barroso, Marco Aurelio, Toffoli (ou Rosa), Xande
Paulo
13/03/2021 - 11h04
“Kássio Conká com Moro”? Ah, Andressa, você não tem filtro político nenhum. Não fosse por Bolsonaro, seria pelo Centrão que o indicou. Salvo se ele souber que será voto vencido, aí é Moro.
Alexandre Neres
13/03/2021 - 01h34
A mediocridade e a mesquinhez dos seres humanos saltam aos olhos. Mesmo quando não dizem, deixam entrever que esperam que a decisão do Fachin seja derrubada no plenário, como diz o amalucado Marco Aurélio, que não bate bem das cachuletas. No fundo, sabem que Moro não era competente tanto para ter julgado Lula quanto era um juiz parcial e incompetente. Os olhos chegam a brilhar ante a possibilidade de a decisão ser revertida, sabendo que isso seria uma injustiça, afora o efeito de permitir ao ladrão e corrupto que atingisse os fins que buscava ao agir estrategicamente orientado a fins de impedir Lula de concorrer nas eleições, considerando que naquela época inexoravelmente teria sido eleito presidente em vez do estrupício que o empregou. Apesar de um líder popular ter desrespeitados os seus direitos fundamentais, é a única maneira para que certo candidato esteja no páreo na eleição do ano que vem. Não à toa quis levar Lula para uma embaixada, talvez por saber que Lula é da linhagem de Sócrates, de Gandhi, de Mandela e que tais. Lula comeu o pão que o diabo amassou, detonavam seus advogados acusando-os de todos os defeitos possíveis e imaginários, hoje ele comprovou que sua decisão foi acertada, mesmo considerando que alguns de forma anti-ética quiseram herdar de mão beijada seu legado e inclusive viraram as costas para ele em um momento de dificuldade, como fizeram também com certo nazareno há uns dois mil anos. Quem é grande tem que aprender a lidar com pessoas vis e não o contrário. Em um dia, Lula fez mais pelos brasileiros e contra o genocida do que certos sabichões que ficaram por aí o tempo inteiro, exceto quando estava na cidade-luz.