Lula: “Eu acho que o Ciro Gomes é importante para o Brasil”

Nesta segunda-feira, 8, o ex-presidente Lula (PT) falou pela primeira vez após a divulgação da pesquisa do IPEC que mostra o percentual de 50% em relação a potencial de voto no seu nome.

Entusiasta de uma candidatura que possa derrotar o presidente Jair Bolsonaro em 2022, Lula aposta que o capitão do exército será derrotado por um candidato progressista, seja do PT ou de outro partido de esquerda.

“Eu acho que o Bolsonaro vai perder as eleições, e a vitória será para alguém progressista, espero que seja para o PT. Acho que ele está armando o povo. Quem quer comprar arma, não é o trabalhador. O metalúrgico, o químico, o professor. As pessoas querem comprar comida, emprego. O Bolsonaro está vendendo armas para quem? Para uma elite, agrícola, ex-policiais, milicianos que lhe dão segurança, para a turma que matou Marielle. Se o PT voltar a ganhar as eleições, a gente vai desarmar o povo e recuperar o humanismo da sociedade brasileira, deixar esse ódio de lado. Só tem um remédio para este país: fortalecer a democracia”, disse ao El País.

Com energia revigorada após a possibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) julgar pela suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nos casos do triplex de Guarujá e do sítio de Atibaia, Lula diz que poderá ser candidato desde que tenha apoio popular para isso.

“A única possibilidade que eu tenho de ser, porque eu não disputarei com ninguém, é se as pessoas entenderem que eu sou o melhor nome. Se não, me contentarei em ir para a rua fazer campanha para um aliado nosso. Pedi ao Fernando Haddad começar a lutar pelo Brasil, porque ele tem um passaporte diplomático de 47 milhões de votos conquistados em 2018, ele não pode ficar parado em casa. Tem que ir pra rua conversar sobre educação, emprego, sobre salário, custo de vida”

Sobre o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, o petista afirmou que não deixou de gostar do ex-governador que foi ministro da Integração Nacional no seu primeiro mandato e aliado desde sempre, mas que o pedetista se equivoca ao adotar o que classificou como “discurso antipetista”. Mas apesar da crítica, Lula considera Ciro um líder importante para o Brasil.

“Não tenho problema com Ciro Gomes. Gosto dele de graça, como disse outras vezes. Mas ele está equivocado e precisa compreender. Ele resolveu engrossar o discurso antipetista achando que vai ganhar votos da direita. Não vai. Isso que é grave. Não adianta falar mal do PT e da esquerda achando que vai ganhar voto do Doria. Se continuar discurso xenófobo contra o PT ele vai perder gente da base dele. Se teve 12% na última eleição ele pode cair. E eu acho que o Ciro Gomes é importante para o Brasil”

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.