O Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira, 5, uma nova rodada de pesquisa eleitoral para presidência da República em 2022 e mostra que o presidente Jair Bolsonaro continua com o favoritismo na disputa, liderando em todos os cenários levantados pela pesquisa.
No primeiro cenário, Bolsonaro é o predileto de 31,9% dos entrevistados, ele é seguido por Sérgio Moro (11,5%), Fernando Haddad (PT) com 10,5% e Ciro Gomes (PDT) que é citado por 10%.
Considerando a margem de erro de dois pontos porcentuais, todos os três estão empatados, consolidando um cenário de incerteza na disputa pelo segundo colocado.
No segundo cenário e sem o apresentador Luciano Huck no radar, Bolsonaro sobe dois pontos e Sérgio Moro também oscila positivamente 0,8%. Já Fernando Haddad (PT) vai para 11,8% e Ciro Gomes (PDT) cresce 0,7% e vai a 10,7%.
Se levarmos em consideração a “base eleitoral” de Huck nesta pesquisa, é possível afirmar que o perfil de seu eleitorado é diversificado, sem ideologia consolidada e com predisposição de votar em um dos quatro principais candidatos.
No terceiro cenário, com ausência de Luciano Huck e Fernando Haddad (PT), Bolsonaro continua intocável na liderança, embora a margem diminua com a presença do ex-presidente Lula (PT) no radar. A distância do presidente com o líder petista é de 14,2 pontos.
Na última rodada, mais próximo do atual cenário posto na mesa, Bolsonaro expande seu favoritismo para os estonteantes 37,6%, enquanto Fernando Haddad (PT) fica com 14,3% e Ciro Gomes fecha nos 13%. Porém, um detalhe interessante é que os votos brancos e nulos aumentam para 15,5% dos eleitores enquanto 6% estão indecisos.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.080 eleitores de 196 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março