Nesta sexta-feira, 22, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) rebateu a declaração feita pela deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP).
No Twitter, Erundina afirmou que lamenta uma suposta postura de fisiologismo de alguns parlamentares do PSOL que apoiam o líder do MDB, Baleia Rossi (SP), para presidência da Câmara e classificou essa postura como “barganha”.
Aliado histórico de Erundina, Freixo disse que respeita a colega, mas ressaltou que é “inaceitável insinuar que a defesa da entrada do PSOL no bloco democrático” seja apenas para negociação de cargos na Mesa Diretora da Câmara.
Além disso, o parlamentar fluminense também afirmou que a entrada do PSOL no bloco de Baleia junto com outros partidos de oposição – PT, PDT, PSB, PC do B e Rede – impediria que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seja entregue para aliados do presidente Jair Bolsonaro.
Já Fernanda Melchionna, também deputada federal pelo PSOL, disse que o fato de Erundina ter sido escolhida como candidata, isso não autoriza a atacar o partido.