Em uma decisão anunciada pelo deputado federal Vitor Hugo, parte do PSL ligado ao presidente Jair Bolsonaro decidiu apoiar o candidato Arthur Lira (PP-AL) na eleição para presidência na Câmara dos Deputados.
Desta forma, esses parlamentares deixaram de seguir a orientação oficial do partido que era de apoiar Baleia Rossi (MDB), candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A ala que decidiu apoiar Lira, identificada como bolsonarista, têm 32 deputados (de um total de 53 que compõe o partido na Câmara), os quais assinaram uma lista de adesão divulgada no início da noite por Vitor Hugo.
Entretanto, 17 destes deputados estão suspensos na Câmara por terem recebido punição do PSL e necessitam de aval da Mesa Diretora para que o apoio seja realmente ratificado.
Sendo assim, restam apenas 15 deputados aptos a migrarem de bloco e oficializarem apoio ao candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
“Era um absurdo que o PSL traísse seus eleitores e se ligasse a um bloco que congrega partidos como o PT, PCdoB, PSB, PDT e outros que defendem tudo contra o que lutamos esses anos todos! O bloco montado e apoiado por Rodrigo Maia”, escreveu Vitor Hugo na publicação em que anuncuiou migraçao de parte do PSL.
Na última segunda-feira, 4, o PT oficializou apoio a Baleia Rossi, se juntando, na ocasião, ao PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania, PV e Rede.