“É uma pauta que não é nossa”, diz diretora da Anvisa sobre politização da vacina

Em entrevista publicada neste sábado, 2, pelo Estadão, Meiruze Sousa Freitas, diretora titular da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comentou sobre as brigas políticas que foi criada em volta da vacina contra a Covid-19.

Ao ser questionada se a política prejudica o órgão, Freitas respondeu que a agência tem feito é se “afastar dessa discussão para que não nos contamine”.

“As vezes as pessoas dizem, ‘a gente está sendo tão achincalhado, colocado como problema’. Traz até vontade de falar: ‘O problema não é a Anvisa. O Brasil prefere não terencia regulatória?’ Mas temos de trabalhar internamente. É uma pauta que não é nossa. Por mais que todos tenham pressa, mesmo nos EUA, com pandemia ainda maior que a nossa, não vimos o País enfraquecendo sua autoridade regulatória”

Além disso, também foi perguntada sobre a possibilidade da Anvisa liberar vacinas que ainda não possuem dados publicados, assim como o Reino Unido fez com o imunizante de Oxford.

“Marcamos reunião com autoridades do Reino Unido para entender quais considerações foram feitas. Não necessariamente o estudo precisa estar publicado. Precisa avaliar quais dados foram apresentados”, afimou.

No Brasil, o Ministério da Saúde pretende iniciar a vacinação até fevereiro, porém ainda não se sabe qual imunizante será utilizado, tendo em vista que nenhum foi leberado pela Anvisa até o momento.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.