O anúncio dos partidos de oposição – PT, PDT, PSB, PC do B e Rede – que rechaçou apoio ao líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), foi um gesto importante e serviu para sinalizar ao deputado e presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), que tem ganhado apoio e se consolidando como alternativa ao parlamentar alagoano que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Próximo a Maia, que pretende anunciar a candidatura nesta quarta-feira, 23, Baleia Rossi têm a seu favor a unanimidade da bancada do MDB que soma 31 parlamentares.
De acordo com o Valor, se o escolhido for Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), metade dos emedebistas devem votar em Lira.
DEM e PSDB, partidos que Baleia mantém proximidade, cobram rapidez de Maia para que o postulante possa iniciar sua campanha e fazer uma série de visitas aos governadores.
Na oposição, o PT têm insistido na tese da candidatura própria e isso tem preocupado demistas e tucanos, pois enquanto isso, Lira vai avançando nos acordos com outras legendas.
Já o PSL sofre um racha e metade dos 53 parlamentares devem embarcar na candidatura de Lira e o restante para o candidato de Maia.
Com os partidos de esquerda (exceto o PSOL), o blocão de Maia totaliza 281 deputados enquanto que o de Lira, 210.
Além disso, o grupo de Maia também acredita que no eventual segundo turno, Baleia Rossi é o único candidato que ganharia os votos das bancadas do Novo e PSOL. Ao todo, são mais 18 parlamentares.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!