O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que existe a possibilidade de uma aliança entre PT e PDT, os dois maiores partidos de centro-esquerda, para 2022.
“É possível. É preciso ter muita responsabilidade em 2022, um projeto mais progressista e democrático. São esses partidos de esquerda e centro-esquerda que precisam construir essa opção”, disse ao Diário do Nordeste.
Além da possibilidade do acordo sair do papel, Camilo reforça que defende a tese de uma aliança entre os dois partidos e disse que o diálogo entre o ex-presidente Lula e o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, mostrou que há mais convergências do que divergências entre as forças.
“As energias estarão voltadas para a gestão no próximo ano, mas eu vou defender. Tive oportunidade de fazer o encontro do Ciro e do Lula, depois de anos, para que houvesse o diálogo entre eles. Tem muito mais convergência do que divergência entre os partidos. Vamos tentar construir uma candidatura para 2022”
carlos
25/12/2020 - 10h15
Eu acho que existe muito futurista pra não dizer outra coisa, viva o hoje, faça agora, porque o futuro deixa pra depois.
Aler
23/12/2020 - 11h56
Com certeza a melhor opção para 2022 é o Ciro, votarei nele com mais certeza ainda, acho que ele tem as qualidades necessárias de um líder que o Brasil anda precisando e acho também que ele realmente apresenta um grande projeto nacional de desenvolvimento, quem leu seu livro vai saber. O PT infelizmente se apresentar candidatura será igual ou pior que em 2018, uma candidatura que já nasce morta e impede que o debate mais necessário ocorra, ja que essa candidatura polarizará novamente a eleição em um ambiente de polêmicas vazias e não um debate da saúde, do emprego, da renda, do desenvolvimento regional, das reformas que precisarão acontecer sem ferir os direitos e os avanços em direitos do povo mais pobre e trabalhador do Brasil, que deixem de lado esse hegemonismo e ouçam a voz da razão.
Carlos Jose
22/12/2020 - 23h24
Lula 2020 com Ciro ou sem Ciro
Wellington
22/12/2020 - 23h01
Ciro Gomes um sujeito muito arrogante precisa ser mais humilde. Lula um estadista, se deixarem ele se candidatar será eleito no 1 turno
Francisco*
22/12/2020 - 13h06
Tal qual a DESIGUALDADE é a pedra basilar para que o Brasil permaneça onde sempre esteve, rumo ao ‘Coração das Trevas’, ou finalmente vá rumo ao ‘Coração do Futuro’ que a natureza lhe faculta, sem DESIGUALDADE CAMPEÃ, com SOBERANIA e LULA LIVRE da farsa jurídica golpista que atolou o Brasil no brejo, de onde só sairá rumo ao futuro que desejamos, com democracia e justiça restauradas e Lula com os direitos políticos recuperados.
Sem isso, não há previsões possíveis, além que o caos econômico e social nos aguarda, logo ali.
E quem viver, verá ou não, a luz, a depender da escuridão.
PS: Da série, ‘Escrito nas Estrelas’ – No jogo da vida, o mercurial Ciro, tal qual o frio Tancredo no último minuto dos descontos, pelo ego, está condenado a não ter o maior desejo alcançado.
Simples como clips.
Lincoln Collins Bortolin
22/12/2020 - 12h45
Sou petista e torço por essa aliança no primeiro turno
PT PDT PC do B PSOL PSB Rede
Seria bom ao Brasil
Alan C
22/12/2020 - 07h43
No way.
Augusto
22/12/2020 - 06h47
N entendo como vc, Miguel, aceita aqui o Ciro ser chamado de corone e equivale a ficar chamando o Lula de 4 dedos! A verdade eh q vc aceita muito bem a critica dos ptistas… vc ainda lambe as botas do PT! Tem que partir pra cima desse pessoal com tudo! PT eh o inimigo!
Alexandre Neres
22/12/2020 - 11h42
Escute aqui, seu imbecil, vou rebater o seu argumento porque você implorou por isso. Tratava o Ciro por “coroné” e deixei de fazê-lo atendendo a um pedido do jornalista Gabriel Barbosa daqui do Cafezinho. Ciro ser chamado de Coroné é porque Ciro faz parte dessas capitanias hereditárias da política que remontam a séculos atrás. O Clã Ferreira Gomes tem tradição nessa seara, o que não é uma característica exclusiva do Nordeste. No entanto, apesar disso, percebi que ofendia o nordestino, que era uma retórica agressiva e parei, mesmo vendo os adeptos do cirismo serem raivosos e servirem de caixa de ressonância da Globo ao continuarem a usar os termos lulopetismo e corrupção a toda hora.
Outra coisa bem diferente é tratar alguém por “quatro dedos”, isso desvela preconceito, uma pessoa que discrimina, que chama a atenção para um defeito físico, que revela desprezo aos portadores de alguma deficiência, enfim, a pequenez de um ser humano ao se referir a outro ser humano desta forma.
Não por acaso, Moro e os procuradores da Lava Jato nas internas se referiam a Lula como o “nine”, incorrendo no mesmo erro grosseiro que você, mostrando para o mundo a qual estirpe de pessoas pertencem. O pior cego é aquele que não quer ver.
Batista
22/12/2020 - 12h16
Taí, Miguel, a dificuldade em intelecção de texto dos devotos mais fanáticos, deixa-os apavorados além do raso um dedo, a ponto de não perceberem em vossa nada discreta sutileza de devoto civilizado, o quanto se esforça, agora com o auxílio do ‘ciarense’ Gabigol, para contribuir com a quarta campanha, na sétima temporada, a ‘Trabalhista’.
O ‘post’ sobre Sarto perder para o bolsonarista em zonas amplamente votantes no candidato do PT, na eleição de 2012, em Fortaleza, é do ‘ó do borogodó’ e bota ‘ó’ e ‘borogodó’ nessas tais zonas, em 2012.
Resumindo, o Augusto devoto escancara que tens que ser mais literal e menos sutil nas entrelinhas, pois entrelinhas para essa fanática devota gente, os faz logo pensarem em trem, que cá entre nós, acompanhado da palavra ‘descarrilhado’, até faz um retro escavado sentido, né?
Assim fica difícil não rir e fácil compreender os sucessivos 12%, só faltando para um doze com louvor, o devoto Gustão não ter esquecido de nos brindar, ao menos em um dos comentários, com a impagável auto exaltação: “Cirão da Massa”.
Aí não dá liga, salvo se a ‘massa’ referir-se a jovens e maduros magotes de ‘vacilões’ que lhe devotam por duas temporadas, antes de retornarem ao frege-frege da zona cinzenta do ‘não cheira e nem fede’, em que vivem sem chamarem a atenção.
Ausgusto
22/12/2020 - 06h42
Oh, Miguel! Libera os comentários ai rapaz! Esses PTista imundo ficam postando merda aqui e vc cala quem responde! PT nunca mais! Pode se acabar o mundo, mas contra o PT estarei sempre!
Arthur Oliveira
22/12/2020 - 16h17
Reelege o Bolsonaro então.
Augusto
22/12/2020 - 06h40
Sendo nordestino nunca darei meu apoio a um partido que propaga a pecha de “coronel” para Ciro! Sou PDTista e estou contra qualquer aliança com esse partido rasteiro e sujo que eh o PT! Pode se acabar o mundo! Ficar taxando cearenses de apoiadores de coroneis quando eles decidem dar sucessivas vitórias ao grupo politico que destruiu a fome e colocou o ceara no mapa da educação! PT nem com reza brava! PT pra lata do lixo da história!
Augusto
22/12/2020 - 06h28
Pode acabar o mundo! Esse PT, partido de pilantra traidor, nunca mais terá meu voto!
Paulo
21/12/2020 - 22h31
Os petistas estão confrontados diante do seu maior dilema existencial, desde sua fundação: ou cedem a vaga majoritária para Ciro, em 2022, e ficam com a vice-presidência, ou passam no 1º turno, quando muito, e perdem no 2º, inevitavelmente. É terrível esse dilema, porque, sendo o PT maior que Ciro no 1º turno, é irrefragavelmente menor, no 2º. A hora e a vez dos petistas decidirem se não vão para Paris, antes mesmo de 2022. Difícil, reconheço…Por sua vez, Ciro não está em situação muito melhor, pois corre sérios riscos de não ganhar, no 2º turno, se se aliar ao PT, que é mal visto pela população. Mas, se não fizer isso, nem vai ao 2º turno, provavelmente. A “escolha de Sofia”, de um lado e do outro…
Caio Cezar
21/12/2020 - 20h03
Sai pra lá satanás!
Paulo César Cabelo
21/12/2020 - 19h50
A conta é simples , o PT perde no segundo turno por rejeição , Ciro tem mais chances contra Bolsonaro mas não tem votos pra ir ao segundo turno.
Uma aliança PDT/PT/PSOL teria segundo turno garantido e grandes chances de derrotar Bolsonaro.
Mas o “Coroné” parece preferir o DEM.
Sempre faltou visão pra Ciro Gomes , não enxerga dois palmos a frente do nariz.
Kleiton
21/12/2020 - 22h29
“Uma aliança PDT/PT/PSOL teria segundo turno garantido e grandes chances de derrotar Bolsonaro”.
Os brasileiros não são os idiotas que vc acha.
Batista
22/12/2020 - 12h27
De jeito nenhum, está aí o mais que incapaz, desgovernante, Bolsonaro, para comprovar que não são idiotas, ‘evoluíram’ para pascácios.
Edson Luiz.
21/12/2020 - 22h32
Eu acho que o Ciro Gomes deve ter defeitos sim, todos nós temos. Mas eu não acho que um dos defeitos do Ciro seja este de que você fala.
JOHN JAHNES
22/12/2020 - 01h05
Uma coisa é certa, certíssima:
LULA SERÁ ELEITO no PRIMEIRO turno SEM os votos dos Ciristas.
CIRO JAMAIS será eleito SEM os votos dos PETISTAS.
Sebastião
22/12/2020 - 01h13
Eis a questão. A arrogância e o ego de Lula e Ciro, podem impedir isso. Lula abrir mão, e Ciro se submeter a isso? Se não houver acordo, Bolsonaro será reeleito.