Ministro do Trabalho e Emprego na primeira gestão de Dilma Rousseff (PT) e ex-candidato à Prefeitura de São Gonçalo em 2016, Brizola Neto (PDT) é o nome escolhido pelo prefeito eleito de Niterói, Axel Grael (PDT), para assumir a Coordenadoria de Trabalho e Renda em janeiro. O político é neto do ex-governador do Estado do Rio, Leonel Brizola, fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Grael fez nesta sexta-feira (18) uma reunião com os integrantes de seu secretário. Durante o encontro, que contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves (PDT), ele ressaltou a importância de manter a qualidade dos serviços apesar dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. A prioridade nos primeiros 100 dias de governo será a defesa da saúde dos niteroienses, além dos esforços para minimizar o impacto na economia do município.
“Quando assumir o cargo de prefeito, vou herdar um município com autoestima resgatada, contas públicas planejadas, saúde fiscal e plano estratégico definido. Niterói tem um projeto de cidade, tem um legado deixado pelo prefeito Rodrigo Neves, que precisamos proteger. Confio nesta equipe, que mescla novos nomes com grande parte dos profissionais com quem trabalhei nos últimos anos, para fazer nossa cidade continuar seguindo em frente”, disse Grael.
Rodrigo Neves ressaltou a responsabilidade que é governar Niterói, sobretudo no cenário de pandemia que ainda estará colocado em 2021.
“Vocês têm o privilégio de participar deste seleto grupo que governará a cidade com o prefeito Grael. Isso demanda espírito público, trabalho, competência e amor a Niterói. Tenho certeza que o governo Grael será vitorioso. Axel é íntegro, preparado e competente, com capacidade de liderança. Tenho certeza de que Niterói continuará sendo referência em todas as áreas da administração pública”, disse Rodrigo Neves.
O atual prefeito sancionou o projeto de lei aprovado pelo Legislativo estendendo os programas Renda Básica Temporária, Busca Ativa e Empresa Cidadã, até março de 2021. A medida, de acordo com Rodrigo Neves, possibilita que o prefeito eleito, Axel Grael, possa garantir o pagamento dos benefícios no início de janeiro como primeira medida de sua gestão, conforme compromisso de campanha.
O projeto de lei também prevê a manutenção, pelo mesmo período, da distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, do auxílio aos microempreendedores individuais (MEIs), além de conceder um auxílio, por três meses, para taxistas e motoristas de vans escolares.
Ao lado do vice-prefeito eleito, Paulo Bagueira, Grael falou sobre os desafios impostos pelo atual cenário de pandemia. “O governo será de continuidade, mas os desafios que vamos enfrentar serão novos. Precisamos encarar esse cenário adverso imposto pela pandemia com muita seriedade, cautela e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Com a dedicação desse corpo qualificado de secretários, Niterói vai seguir em frente”, garantiu.
Grael finalizou dizendo que as iniciativas dos últimos anos dão a Niterói melhores condições para a retomada e pediu à equipe que não meça esforços para garantir a geração de empregos e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Até a chegada da vacina, o Renda Básica Temporária, auxílio pago às famílias em vulnerabilidade social, será mantido, assim como o Empresa Cidadã, que está permitindo a manutenção de 12 mil postos de trabalho na cidade.
Veja a lista completa do secretariado!
Secretaria Executiva – Bira Marques
Cerimonial – Haroldo Enéas
GECOPAV – Wilton Ribeiro
Coordenadoria de Acessibilidade – Jeniffer Lynn
Coordenadoria de Trabalho e Renda –Brizola Neto
Texto publicado originalmente no Portal Enfoco em 20 de Dezembro de 2020
O Demolidor
20/12/2020 - 18h30
Brizola Neto voltou ao PDT?
Em qualquer lugar na internet ele ainda consta como filiado ao PC do B….
Aliás porque ele havia saído do PDT mesmo?
Não ligo se censurarem….