Por Gabriel Barbosa
Sem dúvida que a eleição de 2020 foi uma das mais acirradas em Fortaleza. Embora Sarto Nogueira (PDT) tenha saído vitorioso, o resultado não foi aquilo que o grupo governista esperava, pois foi apenas 2,4% de vantagem que garantiu a vitória do pedetista no 2° turno.
Porém, o candidato do PROS que foi apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro saiu na frente em cinco zonas eleitorais, todas situadas na Zona Oeste de Fortaleza. Desse total, Wagner recebeu mais votos que Sarto em duas zonas – 083 e 114 – onde o PT saiu vitorioso em eleições anteriores.
São nessas zonas que se concentram os bairros Henrique Jorge, Bela Vista, Demócrito Rocha, Jóquei Clube, Pici, Barra do Ceará, Álvaro Weyne, Jardim Iracema e Presidente Kennedy.
Em 2012, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) perdeu nesses bairros para Elmano de Freitas (PT) na disputa de 2° turno, mas foi eleito.
Em 2016, o pedetista disputou o 2° turno contra Capitão Wagner (na época pelo PR) e também perdeu nesses bairros, embora tenha sido reeleito.
Naquele pleito e assim como foi agora em 2020, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) também concorreu mas foi derrotada em 1° turno.
(Com O POVO+)