Por Gabriel Barbosa
Sem dúvida que a eleição de 2020 foi uma das mais acirradas em Fortaleza. Embora Sarto Nogueira (PDT) tenha saído vitorioso, o resultado não foi aquilo que o grupo governista esperava, pois foi apenas 2,4% de vantagem que garantiu a vitória do pedetista no 2° turno.
Porém, o candidato do PROS que foi apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro saiu na frente em cinco zonas eleitorais, todas situadas na Zona Oeste de Fortaleza. Desse total, Wagner recebeu mais votos que Sarto em duas zonas – 083 e 114 – onde o PT saiu vitorioso em eleições anteriores.
São nessas zonas que se concentram os bairros Henrique Jorge, Bela Vista, Demócrito Rocha, Jóquei Clube, Pici, Barra do Ceará, Álvaro Weyne, Jardim Iracema e Presidente Kennedy.
Em 2012, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) perdeu nesses bairros para Elmano de Freitas (PT) na disputa de 2° turno, mas foi eleito.
Em 2016, o pedetista disputou o 2° turno contra Capitão Wagner (na época pelo PR) e também perdeu nesses bairros, embora tenha sido reeleito.
Naquele pleito e assim como foi agora em 2020, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) também concorreu mas foi derrotada em 1° turno.
(Com O POVO+)
O Demolidor
20/12/2020 - 18h33
Que forçada de barra…..isso aconteceu no país inteiro…..melhor se passar por alienado do que por vilão né?
Não ligo se censurarem….
Edson Luiz.
20/12/2020 - 00h18
Formidável essa compilação de dados, destacando espaços cruciais da disputa democrática, principalmente quando essa disputa se dá contra forças do atraso, para permitir ações planejadas de mudanças e, principalmente, para despertar para o estudo das causas das dificuldades das forças do progresso, se antecipando para evitar surpresas desagradáveis. Devemos dar atenção a esse tipo de informação, buscá-la sempre, onde quer que seja o nosso endereço de moradia. Eu sou da região metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo, e mesmo assim gostei da informação, e com a qualidade que veio. Serve para eu assimilar para aqui e pensar em como as disputas políticas estão se dando e entre quais tipos de força.
Adorei as informações e a qualidade da matéria.
Sérgio da Matta
19/12/2020 - 17h56
Isso quer dizer… absolutamente nada.???