O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse na tarde desta quarta-feira, 9, que a vacinação emergencial pode chegar ainda este mês no Brasil com doses da vacina da Pfizer/Biontech.
Em entrevista a CNN Brasil, o ministro ainda afirmou que o plano de vacinação nacional pode começar entre o final de Janeiro e início de Fevereiro, o que seria uma terceira data diferente das outras já anunciadas.
Além disso, Pazuello considerou a possibilidade da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conceder uma autorização de emergência dar início a vacina.
“O uso emergencial pode acontecer agora em dezembro, por exemplo, em hipótese, se nós tivermos as doses recebidas, se nós fecharmos o contrato com a Pfizer”, disse.
“Se a Pfizer conseguir autorização emergencial, e se a Pfizer nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer em Janeiro, final de Dezembro. Isso em quantidades pequenas, que são de uso emergencial”, continuou.
Pazuello ainda relembrou a intenção do governo em fechar contrato com o laboratório Pfizer para receber 500 mil doses da vacina. No início de Dezembro, o Reino Unido expediu uma autorização para a Pfizer iniciar a vacinação no país para os grupos prioritários. A vacina também está aguardando a autorização de emergência nos Estados Unidos e na Argentina.