O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse na tarde desta quarta-feira, 9, que a vacinação emergencial pode chegar ainda este mês no Brasil com doses da vacina da Pfizer/Biontech.
Em entrevista a CNN Brasil, o ministro ainda afirmou que o plano de vacinação nacional pode começar entre o final de Janeiro e início de Fevereiro, o que seria uma terceira data diferente das outras já anunciadas.
Além disso, Pazuello considerou a possibilidade da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conceder uma autorização de emergência dar início a vacina.
“O uso emergencial pode acontecer agora em dezembro, por exemplo, em hipótese, se nós tivermos as doses recebidas, se nós fecharmos o contrato com a Pfizer”, disse.
“Se a Pfizer conseguir autorização emergencial, e se a Pfizer nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer em Janeiro, final de Dezembro. Isso em quantidades pequenas, que são de uso emergencial”, continuou.
Pazuello ainda relembrou a intenção do governo em fechar contrato com o laboratório Pfizer para receber 500 mil doses da vacina. No início de Dezembro, o Reino Unido expediu uma autorização para a Pfizer iniciar a vacinação no país para os grupos prioritários. A vacina também está aguardando a autorização de emergência nos Estados Unidos e na Argentina.
Andressa
10/12/2020 - 13h23
OMS diz que o cérebro desse obeso é um vácuo absoluto.
Parrudo
09/12/2020 - 19h55
Qual dezembro????
Paulo
09/12/2020 - 19h53
Aí a Anvisa aprova às pressas. E, diante da incompetência notória desse Governo, vão inutilizar boa parte desses lotes que chegarem, devido às dificuldades logísticas…O prejuízo será enorme para os cofres públicos, pois a vacina da Pfizer é a segunda mais cara (fora eventuais danos à saúde pública) …
Luan
09/12/2020 - 19h02
Ainda aguradamos a comprovaçào cientifica que o isolamento geral tenham algum efeito.
Por contra o proximo ano teremos as primeiras pesquisas e comprovaçoes que o isolamento e o uso de mascaras nao impediram e nem limitaram a propagaçào do virus…quem vai pagar pelos estragos feitos durante o ano de 2020 devido a essas medidas baseadas exclusivamente no autoritarismo…?