O ex-marqueteiro do PT, João Santana, concedeu entrevista ao Valor e disse que aposta na derrota do presidente Jair Bolsonaro na disputa em 2022.
“O presidente fracassará na tentativa de se reeleger e isso se dará porque “o ser eleitoral Bolsonaro” da próxima disputa será completamente diferente do que se viu em 2018, assim como o ambiente”
Para reforçar seu argumento, o marqueteiro ressaltou que a onda conservadora financiada por setores bolsonaristas é uma falácia.
“Tem uma falácia, que vem de alguns setores bolsonaristas, de que o Brasil é um país conservador. Poucas pessoas tiveram acesso nos últimos 15 ou 20 anos – abatidos os quatro anos atrás – a pesquisas como eu, tanto as que contratei quanto as que recebia de graça. De vários tipos. Nunca notei esse conservadorismo. O Brasil, sim, é um país atrasado. O Brasil não é um país conservador nem nos costumes”
E como oposição a Bolsonaro, João afirma que Ciro Gomes (PDT) é o melhor quadro e que seria o melhor presidente eleito em 2022, pois consegue dialogar tanto com a esquerda quanto com a direita, mas fez observações.
“Mas não está enxergando algumas coisas. Não está enxergando o eleitor. Está fazendo a melhor pré-campanha ou campanha que já fez até agora, mas, ao mesmo tempo, está começando a entrar em equívocos de postura. Está repetindo. O Ciro tem que saber uma coisa, e quem sou eu para estar ensinando ao Ciro? Estou falando como humilde espectador, mas não tão humilde porque conheço um pouco da relação com o eleitor”