Apesar da vitória majoritária dos partidos de Centro nas eleições municipais de 2020, o Ceará será o único estado do Brasil onde a maiorias das prefeituras serão lideradas, a partir de Janeiro de 2021, por gestores de esquerda. O resultado é fruto de uma antiga parceria entre PT e PDT no Estado.
Apesar das divergências em esfera nacional entre o ex-presidente Lula e o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, ambas as legendas vão comandar 85 municípios do Ceará. Desse total, os trabalhistas elegeram 67 prefeitos enquanto os petistas, 18. Ao todo, o estado do Nordeste e berço político de Ciro Gomes é composto por 184 municípios.
Além dos líderes nacionais de PT e PDT, o governador Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT) tiveram ampla participação nas candidaturas de esquerda nos municípios, seja no palanque ou nos bastidores.
Os líderes dos dois partidos na Câmara, André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT), também reforçaram a parceria entre as duas legendas no Ceará e indicaram os postulantes. Em Sobral, por exemplo, a chapa formada por Ivo Gomes (PDT) e Christianne Coelho (PT) venceu o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Oscar Rodrigues (MDB), e foram reeleitos por mais quatro anos.