Menu

Datafolha: Covas se mantém na liderança e distância para Boulos é de 10 pontos

Em São Paulo, a última pesquisa do Datafolha divulgada pela TV Globo neste sábado, 29, mostra uma distância de 10 pontos entre os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Enquanto o tucano lidera com 55% dos votos válidos, o psolista registra 45%. Nos votos totais, Covas têm 48% e Boulos 39%. Brancos e […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em São Paulo, a última pesquisa do Datafolha divulgada pela TV Globo neste sábado, 29, mostra uma distância de 10 pontos entre os candidatos Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL).

Enquanto o tucano lidera com 55% dos votos válidos, o psolista registra 45%. Nos votos totais, Covas têm 48% e Boulos 39%. Brancos e Nulos, 9% e Não sabe, 4%.

Eleitor decidido

Bruno Covas (PSDB): 86% disseram estar totalmente decididos e 14% afirmaram que ainda podem mudar o voto.

Guilherme Boulos (PSOL): 89% disseram estar totalmente decididos e 11% afirmaram que ainda podem mudar o voto.

O Datafolha ouviu 3047 eleitores da cidade de São Paulo entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020, com margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ronei

29/11/2020 - 11h33

“O Datafolha ouviu 3047 eleitores da cidade de São Paulo”…quando fazem as pesquisas nacionais em media é com 1.000-2000 pessoas no maximo.

Eu sempre achei muito estranho e pouco atendivéis as pesquisas de uma Pais de 215 milhoes de habitantes com tao poucos dados….

Aureliano

29/11/2020 - 06h57

Diretor do Datafolha vê chance real de vitória de Boulos

Instituto aponta que abstenções e COVID-19 tornam imprevisível o resultado em São Paulo
28 de novembro de 2020, 20:28 h
29

247 – 247 – A Folha de S.Paulo publicou artigo de Alessandro Janoni, diretor do Datafolha, no qual ele indica que a eleição de São Paulo está aberta e que há chance de vitória do candidato do PSOL, Guilherme Boulos. Para Janoni, a imprevisibilidade teria se tornado a marca do segundo turno na cidade, em função da pandemia de coronavírus, das taxas de abstenção e do número de indecisos : “Em cenário tão atípico, impossível prever se ainda haverá movimento. Além da alta taxa de eleitores que se mostram indecisos ou que ainda cogitam mudá-lo (somados, correspondem a 17%), a decisão sobre qualquer opção passa antes pela disposição ou condição do paulistano em comparecer às urnas”.No artigo, aponta-se que “cerca de um em cada cinco entrevistados pelo instituto sente-se inseguro para votar neste domingo em razão da pandemia, e aproximadamente 12% admitem que podem se ausentar”.

Ele acrescenta: “O crescimento nas abstenções no primeiro turno ficou acima da média em bairros periféricos como nas zonas eleitorais de Guaianazes, Cidade Tiradentes, Perus e Brasilândia, e foi protagonizado por eleitores de baixa renda, como mostrou a primeira pesquisa feita pelo Datafolha na segunda etapa da disputa.

O dado torna imprevisível o efeito do fenômeno sobre o resultado da eleição —apesar de Covas atrair a maioria dos que ganham até cinco salários mínimos, essas regiões das zonas leste e norte foram as áreas onde Boulos mais evoluiu no segundo turno”.

___________________________________________________

Boulos lembra que 12% decidem o voto no dia da eleição e chama para a virada em São Paulo

247 – O candidato do Psol em São Paulo, Guilherme Boulos, pediu que sua militância se engaje totalmente no movimento pela virada em São Paulo. “Sabia que 12% dos eleitores DECIDIRAM o voto NO DIA DA ELEIÇÃO em 2018?E que as REDES SOCIAIS influenciam o voto de 45% da população? Então aproveite para postar nas suas redes e mandar mensagem pra família, amigos, vizinhos! Vamos virar!”, postou ele, na noite de ontem.

“Esse projeto não é meu ou da @luizaerundina.. Esse projeto é de todos aqueles que acreditam na necessidade de mudança. Vamos mostrar que podemos transformar sonhos em realidade. Confira nosso último vídeo dessa campanha feita a muitas mãos”, disse ainda Boulos.

Esse projeto não é meu ou da @luizaerundina. Esse projeto é de todos aqueles que acreditam na necessidade de mudança. Amanhã, vamos mostrar que podemos transformar sonhos em realidade. Confira nosso último vídeo dessa campanha feita a muitas mãos. #ViraSP50 #Boulos50 pic.twitter.com/5RrYRMeO90

Francisco*

29/11/2020 - 02h37

Para não dizerem que esqueceram da pandemia e de fazer as contas.

No primeiro turno a pesquisa Ibope do dia 14 de novembro, mostrou Covas com 33% das intenções de votos totais e Boulos com 14%, e considerados apenas os válidos, Covas com 38% e Boulos com 16%.
( https://gmconline.com.br/noticias/politica/eleicoes-2020/sao-paulo-tera-2o-turno-aponta-ibope-tres-disputam-com-covas/ )

O resultado das urnas, em relação aos votos válidos, mostrou Covas com 32,85% e Boulos com 20,24%, ou seja, Covas com 5,15% de votos a menos que o previsto na pesquisa Ibope e Boulos com 4,24% a mais, ambos fora da margem de erro, certamente ocasionado pela abstenção recorde de 29,29%, 7,5% maior que a abstenção no primeiro turno de 2016, em São Paulo, abrangendo provavelmente extratos de pessoas com maior idade, onde Covas apresenta melhores resultados.
( https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2020/resultado-das-apuracoes/sao-paulo.ghtml )

Para domingo, o Ibope previu para São Paulo, em relação aos votos válidos, Covas com 57% e Boulos com 43%, e em relação aos votos totais (+ brancos e nulos), Covas com 48% e Boulos 36%.
Considerando que a abstenção no segundo turno é normalmente maior e levando-se em conta a enorme abstenção no primeiro turno, estatisticamente é bem provável que se repita, duas semanas depois, o ocorrido no primeiro turno, com as urnas revelando, Covas em torno de um pouco mais ou um pouco menos, de 50% dos votos válidos…

Talvez daí o artigo, “Covid e fé marcam reta final da eleição da pandemia”, do diretor do Datafolha, Alessandro Janoni, publicado na Folha, alertando que a eleição em São Paulo está aberta, havendo chance de vitória de Boulos, pois “o fenômeno das abstenções torna imprevisível resultado da eleição”.


Leia mais

Recentes

Recentes