O fundador do Partido Novo, João Amoedo, disse em entrevista ao Valor Econômico que a legenda errou em não fazer uma oposição ao governo Bolsonaro e que o seu partido precisa fazer uma auto crítica após o resultado pífio nas eleições municipais. Em 2020, o Novo não elegeu nenhum prefeito.
“É importante o partido fazer uma autocrítica justamente para pensar numa estratégia para 2022. O que aconteceu nesta eleição é que muita gente ainda apostava, pelo nível de aceitação do presidente, que ele seria uma pessoa com forte influência nos resultados municipais, e que, consequentemente, uma postura mais forte de oposição a ele poderia prejudicar. O que a gente viu depois é que a força do presidente foi muito pequena”
Porém, Amoêdo também disso que ser oposição ao Governo Bolsonaro não significa votar contra as demandas enviadas pela equipe econômica.
“Se fazemos uma avaliação ruim do que está aí, isso não deve influenciar nosso comportamento em relação às pautas. É óbvio que se vier uma reforma tributária boa, vamos votar. Mas isso não significa que temos que avaliar como bom o governo Bolsonaro. São coisas distintas”