A eleição municipal de 2020 foi um completo desastre para o grupo político do ex-senador Eunicio Oliveira (MDB). No Ceará, onde comanda a sigla, o emedebista não conseguiu emplacar suas três principais candidaturas.
Na sua terra natal, Lavras da Mangabeira, no Cariri cearense, o candidato Ildsser Lopes (MDB), apoiado por Eunicio e Lula, tirou 44,97% dos votos válidos e foi derrotado por Ronaldo da Madeireira (PSD), apoiado pelo senador Cid Gomes (PDT), que venceu com 55,03%.
Além disso, o emedebista tirou R$226.000,00 para financiar 12 candidatos a vereador naquele município, mas só conseguiu eleger três.
Já em Caririaçu, também no Cariri cearense, Eunicio injetou R$40.000,00 na campanha João Marcos (PSD) que obteve 44,72% e foi derrotado por Edmilson Leite (PDT), que saiu vitorioso com 53,23% dos votos válidos.
Porém, a derrota humilhante foi em Fortaleza. Após indicar um aliado para ocupar a vice na chapa do candidato Heitor Ferrer (Solidariedade), Eunicio viu sua estratégia ir por água abaixo após o desempenho pífio nas urnas.
No 1° turno, o candidato apoiado pelo cacique teve apenas 4,9% e amargou a quarta posição. Já na Câmara Municipal, o MDB não conquistou nenhuma cadeira. Na disputa do 2° turno em Fortaleza, Eunicio está apoiando o candidato Capitão Wagner (Pros), também apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.